Grupo Dia cresce 15% em vendas no primeiro semestre do ano
O grupo Dia registou no primeiro semestre do ano vendas brutas de 5 114 milhões de euros, o que supõe um crescimento de 15,3% comparativamente ao mesmo período no ano anterior
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Ana Catarina Monteiro
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O grupo Dia registou no primeiro semestre do ano vendas brutas de 5 114 milhões de euros, o que supõe um crescimento de 15,3% comparativamente ao mesmo período no ano anterior.
Com um crescimento global em mais de 15%, a retalhista conseguiu também um aumento de 8,3% do EBITDA ajustado, situando-se nos 266 milhões de euros.
Na Argentina, Brasil e China, as vendas do grupo situaram-se nos 1 880 milhões de euros, um crescimento de 22,7% em moeda local.
No país de origem, Espanha, a evolução das vendas foi positiva registando um crescimento de 12,6%, até aos 2 834 milhões de euros, face à primeira metade de 2014.
“Nos primeiros seis meses do ano, o EBITDA ajustado cresceu 28,8% nos mercados emergentes, e na região Ibérica melhorou 5,5% mesmo com o processo de integração das lojas El Árbol e Eroski em Espanha”, denota Ricardo Currás, conselheiro delegado do grupo.
O lucro líquido ajustado em euros permaneceu inalterado, registando o valor de 101 milhões de euros. Por outro lado, o lucro líquido atribuído recuou 69% até aos 63,4 milhões de euros pela ausência de receitas extraordinárias, uma vez que a empresa cessou atividade no mercado francês.
No final do primeiro semestre de 2015, a retalhista detém 7407 lojas, mais 809 que no mesmo período do ano anterior.