Novos molhos, “mais saudáveis e seguros”, desenvolvidos com tecnologia portuguesa
Projeto “Saucealth”, desenvolvido em parceria entre a Escola Superior de Biotecnologia da Católica Porto e a Mendes Gonçalves, dá origem a novas fórmulas de molhos com compostos naturais

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Católica Porto acaba de apresentar os resultados do projeto “Saucealth”, o desenvolvimento de novos molhos, mais saudáveis e seguros, recorrendo a soluções antimicrobianas e a antioxidantes naturais e inovadoras.
Durante a investigação – desenvolvida em parceria com a empresa Mendes Gonçalves – foram desenvolvidas novas fórmulas de molhos com compostos naturais, que asseguram a capacidade antimicrobiana de molhos, nomeadamente maionese, ketchup e mostarda.
A equipa de investigação apostou na utilização de compostos como extratos naturais citrinos, quitosana ou diacetato sódio (vinagre em pó) que, “além de garantir a segurança necessária ao prazo de validade, demonstraram assegurar um produto de elevado valor sensorial. Alguns dos compostos utilizados permitiram, também, garantir uma atividade antioxidante relevante de elevada proteção do produto final”, garante a ESB, em comunicado.
Novos molhos com benefícios nutricionais
De forma a adequar os produtos às exigências nutricionais atuais foram desenvolvidas formulações com reduzido teor de sal, recorrendo a novas tecnologias (emulsão dupla) e aos aditivos naturais referidos, o que permitiu, mesmo com a redução de sal, “a segurança do produto e qualidade sensorial esperada pelo consumidor. Além de produtos com reduzido teor de sal, foram também desenvolvidas formulações de baixo teor de gordura e de açúcar, que contribuem assim para um benefício nutricional acrescido do produto final”.
A atuação da Escola Superior de Biotecnologia no projeto “Saucealth” centrou-se no apoio científico na seleção dos ingredientes e validação de todas as propriedades nutricionais e segurança das formulações.