Um terço dos portugueses está disposto a pagar mais por um produto inovador
“A inovação é o único fator que pode trazer mais lucros às empresas no mercado de grande consumo. A prova está em que um terço dos consumidores em Portugal está predisposto a pagar mais por um produto inovador”, diz a directora de Inovação da Nielsen Ibéria, Ana Barrio

Rita Gonçalves
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
Em plena sociedade de informação, os canais para ter conhecimento sobre os novos produtos multiplicaram-se, embora sejam os familiares e amigos, a própria loja e a Internet, à frente da televisão, os principais meios que os portugueses utilizam para ficar a par das novidades do mercado.
Concretamente, seis em cada dez consumidores obtiveram informação, através da família e amigos, sobre novos produtos, enquanto 54% reconhece ficar a par das novidades ao vê-las na própria loja. Por outro lado, cerca de 46% obteve informação através da Internet, uma percentagem ligeiramente superior à das pessoas que o fizeram pelo meio mais tradicional do spot televisivo (44%).
Além disso, os portugueses mostram-se recetivos às inovações. Quase três em cada quatro valorizam o facto de a indústria oferecer novos produtos, embora também fixem determinadas condições. Assim, cerca de 68% prefere incluir novidades de marcas habituais no seu carrinho de compras, enquanto cerca de 63% espera que essa inovação assente no mercado antes de a experimentar.
Mas também é verdade que, depois de a experimentar, cerca de mais de metade dos consumidores gosta de partilhar a experiência com as pessoas que lhe são próximas.
De acordo com a diretora de Inovação da Nielsen Ibéria, Ana Barrio, “a inovação é o único fator que pode trazer mais lucros às empresas no mercado de grande consumo. A prova está em que um terço dos consumidores em Portugal está predisposto a pagar mais por um produto inovador. No entanto, a verdade é que muitos dos produtos que chegam ao mercado fracassam no seu primeiro ano de vida. Para obter sucesso é fundamental responder a uma necessidade do consumidor, ou a um desejo e estabelecer um vínculo emocional com o consumidor e oferecer-lhe algo que lhe forneça felicidade, um valor diferente do mais básico”.