Projeto Freshmeat AP pretende duplicar o tempo de vida comercial da carne
Com o projeto Freshmeat AP, as indústrias de carne do Grupo Primor e a Universidade de Aveiro pretendem alargar o prazo de vida comercial da carne com recurso à tecnologia de Alta Pressão

Ana Catarina Monteiro
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Com o projeto Freshmeat AP, as indústrias de carne do Grupo Primor e a Universidade de Aveiro pretendem alargar o prazo de vida comercial da carne.
A Indústria de Carnes do Minho (ICM) e a Central Carnes, empresas pertencentes ao Grupo Primor, juntaram-se à Universidade de Aveiro em prol da inovação no setor agroalimentar e lançaram o projeto Freshmeat AP, cujos resultados são apresentados no dia 22 de junho pela mão da PortugalFoods, no Parque de Ciência e Tecnologia da Maia.
Os produtos de carne fresca fatiada de suíno e bovino são produtos de grande importância no canal de comércio alimentar. Porém, estão limitados na sua comercialização devido ao seu tempo de prateleira ser muito reduzido.
O objetivo da pareceria entre as entidades é aumentar o prazo de vida comercial de carne fresca para o dobro ou triplo do tempo, recorrendo à tecnologia de Alta Pressão, que permite pasteurizar alimentos em condições atérmicas – à temperatura ambiente ou a temperaturas de refrigeração -, aumentando assim a segurança microbiológica dos alimentos, ao mesmo tempo que preserva a sua qualidade nutricional.
A PortugalFoods vai promover uma sessão dirigida ao setor agroalimentar, com o objetivo de promover a partilha de conhecimento entre o tecido empresarial e as Entidades do Sistema Científico Nacional e com vista à promoção da inovação e da competitividade da fileira.