Projeto Freshmeat AP pretende duplicar o tempo de vida comercial da carne
Com o projeto Freshmeat AP, as indústrias de carne do Grupo Primor e a Universidade de Aveiro pretendem alargar o prazo de vida comercial da carne com recurso à tecnologia de Alta Pressão
Ana Catarina Monteiro
Paulo Figueiredo assume direção comercial da Cofidis
Vanessa Silva: “Acreditamos que a inovação e a paixão são os ingredientes-chave para o futuro da gastronomia em Portugal”
Porto Ferreira celebra o Natal com rótulos exclusivos inspirados na cultura portuguesa
Luís Vieira: “25 anos não são dois dias, mas parece que foi ontem”
Simple Foods lança nova gama de cereais funcionais
Quinas Beverage Industries lança nova gama de refrigerantes de bagas Goji
Rita Mendes Coelho é a nova Country Manager da Visa Portugal
Restaurante Cozinha Continente abre no Seixal
Natal do Freeport Lisboa Fashion Outlet abriu portas ao Mercado de Natal
Museu do Pão apresenta uma programação especial de Natal
Com o projeto Freshmeat AP, as indústrias de carne do Grupo Primor e a Universidade de Aveiro pretendem alargar o prazo de vida comercial da carne.
A Indústria de Carnes do Minho (ICM) e a Central Carnes, empresas pertencentes ao Grupo Primor, juntaram-se à Universidade de Aveiro em prol da inovação no setor agroalimentar e lançaram o projeto Freshmeat AP, cujos resultados são apresentados no dia 22 de junho pela mão da PortugalFoods, no Parque de Ciência e Tecnologia da Maia.
Os produtos de carne fresca fatiada de suíno e bovino são produtos de grande importância no canal de comércio alimentar. Porém, estão limitados na sua comercialização devido ao seu tempo de prateleira ser muito reduzido.
O objetivo da pareceria entre as entidades é aumentar o prazo de vida comercial de carne fresca para o dobro ou triplo do tempo, recorrendo à tecnologia de Alta Pressão, que permite pasteurizar alimentos em condições atérmicas – à temperatura ambiente ou a temperaturas de refrigeração -, aumentando assim a segurança microbiológica dos alimentos, ao mesmo tempo que preserva a sua qualidade nutricional.
A PortugalFoods vai promover uma sessão dirigida ao setor agroalimentar, com o objetivo de promover a partilha de conhecimento entre o tecido empresarial e as Entidades do Sistema Científico Nacional e com vista à promoção da inovação e da competitividade da fileira.