Portugueses com mais intenções de compra em 2015
Os portugueses tencionam comprar mais em 2015. O mercado dos eletrodomésticos é o que reúne a maior fatia das intenções, que aumentou de 27% em 2014 para 33%
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Ana Catarina Monteiro
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Os portugueses tencionam comprar mais em 2015. O mercado dos eletrodomésticos é o que reúne a maior fatia das intenções, que aumentou de 27% em 2014 para 33%.
Depois de analisar os vários segmentos de mercado em Portugal, o Observador Cetelem constatou que o mercado de eletrodomésticos volta a crescer em 2015, pelo segundo ano consecutivo.
De uma forma geral, todos os mercados se apresentam em alta, com exceção do mercado da microinformática, que se mantém, reunindo 10% das intenções de compra.
Apesar dos sinais positivos, as intenções de compra de eletrodomésticos estão ainda longe dos valores de 2010, em que se registavam 45% das intenções neste segmento. Contudo, verifica-se um ligeiro aumento no valor do orçamento disponível para a compra deste tipo de produtos, que passou dos 156 euros em 2014 para os 159 euros.
Globalmente, praticamente todos os mercados mostram sinais de crescimento. As intenções de compra de mobiliário subiram dos 20% para os 22%, e as de bricolagem cresceram dos 14% para os 15%. No caso do mercado do desporto, a subida foi dos 12% em 2014 para os atuais 16%.
O mercado da linha castanha (televisores, hi-fi, vídeo, entre outros) reúne agora 17% das intenções de compra, mais um ponto percentual do que no ano passado. Por último, o mercado automóvel apresenta também um ligeiro crescimento, tendo passado dos 6% para os 8%.
“Ano após anos, os mercados têm vindo a crescer progressivamente, aproximando-se cada vez mais dos números registados antes do início da crise. Os consumidores portugueses estão decididos a comprar mais nos próximos meses, um sinal positivo para a economia, que começa a dar sinais de retoma”, afirma Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.