Empresa belga apoia desenvolvimento da região de vinhos verdes
A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) e a SAPEC, empresa belga na área dos fitofármacos, firmaram um protocolo de cooperação, sobretudo para formação dos produtores de Alvarinho e apoio à investigação na área da viticultura

Ana Catarina Monteiro
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) e a SAPEC, empresa belga na área dos fitofármacos, firmaram um protocolo de cooperação, sobretudo para formação dos produtores de Alvarinho e apoio à investigação na área da viticultura.
O acordo entre a CVRVV e a SAPEC prevê a realização de acções de formação para um mínimo de 500 produtores, ao longo do ano, com o apoio da Academia dos Vinhos Verdes. Os objectivos passam pela melhoria das técnicas de plantação e amanho da vinha, maior produção e melhor qualidade das uvas.
Com a renovação do vínculo firmado em 2014, ficou também delineada a publicação de um “livro branco” sobre o estado da viticultura na região, assim como a realização de um projecto de investigação sobre castas desaparecidas na região dos vinhos verdes, de modo a fazê-las renascer na vinha e valorizá-las comercialmente.
Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV, afirma que “é com muita satisfação que mantemos a ligação à SAPEC. A parceria entre as duas marcas tem sido muito proveitosa para ambas as partes e acredito que, em 2015, os resultados vão ser tão bons ou melhores do que foram no passado recente”.
Do protocolo partiram várias acções, durante o ano passado, como jornadas e seminários, acções de trabalho de campo e a elaboração de um jornal gratuito.