Lidl apoia exportação de frutas portuguesas. “Sector está mais competitivo”
Portugal é o país anfitrião em eventos internacionais da edição de 2015 da Fruit Logística. A feira internacional de frutos e legumes decorre em Berlim, entre os dias 4 e 6 de Fevereiro. A Alemanha é um mercado estratégico para as frutas portuguesas, que contam com a contribuição do Lidl para a exportação
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Portugal é o país anfitrião em eventos internacionais da edição de 2015 da Fruit Logística. A feira internacional de frutos e legumes decorre em Berlim, entre os dias 4 e 6 de Fevereiro.
A Portugal Fresh, associação de produtores portugueses de frutas, vegetais e flores, apresentou pela primeira vez a agenda para a feira internacional do sector da fruta, na Cooperativa Agrícola do Cadaval, no último dia 29 de Janeiro. A organização vai representar as 50 empresas portugueses produtoras de fruta, no evento em Berlim, onde já se exibiam cartazes com as cores da bandeira nacional, como mostrou o Presidente da associação de produtores, Manuel Évora.
O Vice-Primeiro Ministro, Paulo Portas, e a Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, marcam presença no primeiro dos três dias da feira que se inicia hoje, no qual “Portugal não participava há cinco anos”.
Entre 2010 e 2013, as exportações do sector de hortofrutícolas cresceram 28% e, só no último ano, verificou-se um aumento de 10%, como revelou Assunção Cristas, na passada quinta-feira no Cadaval. Este aumento foi também impulsionado pela “abertura de mercado da América Latina” a Portugal.
No dia em que anunciou a agenda para a feira, o Presidente da Portugal Fresh deu conta ainda do acordo feito com a Lidl Portugal para distribuir uma média de sete camiões com pera rocha portuguesa, por semana, para a Alemanha. Desde Setembro, mais de 12 milhões de pera rocha (mais de 1 500 toneladas) já chegaram ao pais alemão, através da insígnia, que prossegue com a operação até ao final da campanha deste ano.
As operações envolvem esforços ao nível da produção, embalamento e logística dos produtos de 15 associados da organização, sendo que o objectivo da Portugal Fresh é fazer com que as exportações cheguem aos 2 mil milhões de euros em 2020.
No Cadaval, o Presidente em conjunto com o Director-geral de compras da Lidl Portugal, Pedro Monteiro, e com a Ministra da Agricultura, percorreram as instalações da Cooperativa Agrícola com os jornalistas, que viram uma amostra dos mecanismos que estão a ser activados, quanto ao processo pelo qual passa a pera rocha exportada.
A parceria envolve a preparação e formação dos produtores para cumprirem os “elevados padrões de qualidade e segurança exigidos pela companhia a nível global”, garante o Presidente, acrescentando que as “exportações representam 40%” do volume de vendas” dos produtores associados à Portugal Fresh, que incrementam, desta forma, o consumo de fruta portuguesa, que enfrenta a “forte concorrência da Rússia”.
Há quatro anos que o Lidl é “o maior comprador de maçã embalada de Alcobaça”, além de assumir um “papel importante” na exportação de pera rocha e melancia portuguesas para 27 mercados. Só para a Alemanha, a cadeia de distribuição já fez chegar 550 toneladas de framboesas e 1 500 toneladas de pera rocha, alem das cerca de 1 200 toneladas de melancia, para aquele país e França.