Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos tem novo Director-Geral
Pedro Nazareth é o novo Director-Geral da Amb3E, Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos

Ana Catarina Monteiro
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Pedro Nazareth é o novo Director-Geral da Amb3E, Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos.
Engenheiro Mecânico e Mestre em Engenharia e Gestão da Tecnologia pelo Instituto Superior Técnico (IST), o novo Director da associação nacional desempenhava funções na 3DRIVERS, como Associate Partner e Business Development Manager, com responsabilidade pelo desenvolvimento e coordenação de projectos de consultoria ambiental nacionais e internacionais.
Nazareth tem agora como objectivo a optimização da actual rede e respectivos circuitos de recolha para os Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores.
O gestor começou o seu percurso profissional na Bombardier Transportation, na Suécia, como Engenheiro de Eco-design, apoiando a equipa de desenvolvimento de produto. Passou também pela Ecometais, unidade industrial de reciclagem, onde assumiu o seu primeiro desafio de liderança. No seu currículo, acumula 14 anos de experiência no sector do ambiente, e em particular, da gestão de resíduos.
“Neste momento, em Portugal, à semelhança do que acontece em toda a Europa, apenas um terço dos REEE são geridos pelas entidades gestoras e correctamente encaminhados para tratamento e valorização. Acreditamos que ainda podemos fazer mais pela optimização dos circuitos e pela sensibilização da população em geral”, declarou Pedro Nazareth.
A partir de 2016, todos os Estados Membro terão que assegurar uma recolha anual de 45% dos EEE, colocados no mercado nacional nos três anos anteriores. Neste sentido, a Amb3E tem como objectivo aumentar as quantidades de recolha, contribuindo para o cumprimento das metas definidas pela nova Diretiva dos REEE.
Pretende-se ainda, promover projectos de Investigação & Desenvolvimento para a gestão de resíduos e iniciativas apelativas de comunicação, que conduzam à participação activa da população, em projectos como a Escola Electrão, o POW-Dá Power ao Electrão ou o Projeto 80.