Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos tem novo Director-Geral
Pedro Nazareth é o novo Director-Geral da Amb3E, Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos

Ana Catarina Monteiro
Still promove Open Day com foco em automação acessível e segurança na intralogística
Logifrio reforça aposta em energia renovável com novos projetos fotovoltaicos
QSP SUMMIT 2025 reúne líderes globais para debater os novos motores estratégicos
FIPA vai debater os desafios da indústria alimentar e das bebidas
Queijo Serra da Estrela é candidato a Património Cultural e Imaterial da Humanidade
La Casera traz novos sabores e opções sem álcool
Aldi inaugura primeira loja em Ílhavo
Ferrero lança Nutella Plant-Based em Portugal
‘HealthySoil4Life’ abre candidaturas a jovens talentos no campo da agricultura regenerativa
‘Água Por Uma Causa’ da Monchique angaria mais de 65 mil euros
Pedro Nazareth é o novo Director-Geral da Amb3E, Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos.
Engenheiro Mecânico e Mestre em Engenharia e Gestão da Tecnologia pelo Instituto Superior Técnico (IST), o novo Director da associação nacional desempenhava funções na 3DRIVERS, como Associate Partner e Business Development Manager, com responsabilidade pelo desenvolvimento e coordenação de projectos de consultoria ambiental nacionais e internacionais.
Nazareth tem agora como objectivo a optimização da actual rede e respectivos circuitos de recolha para os Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores.
O gestor começou o seu percurso profissional na Bombardier Transportation, na Suécia, como Engenheiro de Eco-design, apoiando a equipa de desenvolvimento de produto. Passou também pela Ecometais, unidade industrial de reciclagem, onde assumiu o seu primeiro desafio de liderança. No seu currículo, acumula 14 anos de experiência no sector do ambiente, e em particular, da gestão de resíduos.
“Neste momento, em Portugal, à semelhança do que acontece em toda a Europa, apenas um terço dos REEE são geridos pelas entidades gestoras e correctamente encaminhados para tratamento e valorização. Acreditamos que ainda podemos fazer mais pela optimização dos circuitos e pela sensibilização da população em geral”, declarou Pedro Nazareth.
A partir de 2016, todos os Estados Membro terão que assegurar uma recolha anual de 45% dos EEE, colocados no mercado nacional nos três anos anteriores. Neste sentido, a Amb3E tem como objectivo aumentar as quantidades de recolha, contribuindo para o cumprimento das metas definidas pela nova Diretiva dos REEE.
Pretende-se ainda, promover projectos de Investigação & Desenvolvimento para a gestão de resíduos e iniciativas apelativas de comunicação, que conduzam à participação activa da população, em projectos como a Escola Electrão, o POW-Dá Power ao Electrão ou o Projeto 80.