Londres é a cidade europeia que atrai mais retalhistas internacionais
Londres é a localização europeia mais escolhida pelos retalhistas internacionais, seguida de Paris, Moscovo, Milão e Madrid, de acordo com o novo índice da consultora imobiliária global JLL
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Ana Catarina Monteiro
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Londres é a localização europeia mais escolhida pelos retalhistas internacionais, seguida de Paris, Moscovo, Milão e Madrid, de acordo com o novo índice da consultora imobiliária global JLL.
O ranking foi divulgado no novo relatório “Destination Europe 2015”, que analisa as estratégias de expansão e a presença de 250 retalhistas internacionais em 57 mercados na área do retalho.
A capital inglesa aumentou a vantagem sobre Paris, enquanto destino mais atractivo para os retalhistas de luxo na Europa. O relatório destaca uma clara separação entre estas duas localizações de retalho e o resto da Europa. A zona londrina New Bond Street lidera as rendas de referência mais caras no velho continente, exibindo valores de 12.300€/m²/ano, o que evidencia um crescimento de 42%, face aos valores registados em 2012.
Lisboa surge posicionada como o 23º destino europeu preferido pelos retalhistas internacionais para a abertura de lojas. Embora esta classificação traduza uma descida em relação ao 19º lugar conquistado na edição anterior do ranking, a cidade portuguesa continua a destacar-se como um dos “mercados em crescimento”. No que respeita aos retalhistas de luxo, especificamente, a cidade volta a ocupar a 22ª posição da tabela.
James Dolphin, International Director, EMEA RetailAgency na JLL revela que “as oportunidades para entrar e expandir nos mercados europeus não estão limitadas aos mercados globais e maduros. Moscovo está a crescer e a ganhar terreno rapidamente, e no médio prazo, poderá igualar Paris no que toca à presença de retalhistas internacionais”.
Considerados mercados em transição, Moscovo, em terceiro lugar, e Istambul, em sétimo, foram as cidades que atraíram mais novas entradas de operadores ao longo dos últimos dois anos.
“Mais abaixo no ranking existem vários outros mercados de retalho fortes que, apesar de apresentarem indicadores saudáveis e oportunidades de mercado, continuam relativamente inexplorados do ponto de vista dos retalhistas internacionais. E entre esses, podemos mencionar os exemplos de algumas das maiores cidades do Reino Unido e de cidades francesas regionais, bem como os mercados escandinavos”, acrescenta Dolphin.
Os retalhistas massmarkete os retalhistas premium estão agora a expandir-se a um ritmo mais rápido que os retalhistas de luxo e, como tal, também estão a subir a sua posição no ranking, onde a H&M e a Zara destacam-se como as que têm a maior cobertura de mercado, tendo uma presença de 100% nos 57 mercados chave europeus analisados. A estas seguem-se a Mango e a Body Shop.
Impulsionado pela expansão das suas marcas de retalho premium, os Estados Unidos superam agora a Itália enquanto o maior exportador de retalho para a Europa. O retalhista que mais se expandiu na amostra da JLL é a marca premium americana Michael Kors, seguida pela Superdry, Cos e 7 For All Mankind.
Regra geral, nos últimos dois anos, por cada duas lojas inauguradas houve outra que encerrou, com os retalhistas a procurarem formas de fazer com que as suas lojas trabalhem mais e sejam mais “inteligentes”.