Portland Hipster
‘Hipsters’ trazem novas oportunidades no cuidado masculino
Os produtos masculinos de cuidado pessoal estão entre os mais afectados desde o início da crise e estão a perder vendas na Europa

Rita Gonçalves
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
Os produtos masculinos de cuidado pessoal estão entre os mais afectados desde o início da crise e estão a perder vendas na Europa, segundo um estudo do IRI.
O volume de negócios dos produtos de barbear e depilação perdeu cerca de 88 milhões de euros no segundo trimestre do ano face ao período anterior. A facturação destes produtos mantém uma tendência decrescente em países como Espanha, Itália e Holanda. O volume de negócios global cresceu 0,4% na Europa.
As vendas de produtos masculinos de cuidado pessoal caíram, até Outubro de 2014, 6% em Itália, 5% em França e 5% em Espanha, face a igual período de 2013.
“Os homens estão a alterar os seus hábitos de consumo, ao mesmo tempo que aumenta a tendência de deixar crescer a barba. A barba e o bigode eram muito populares nos anos 70 e mais tarde popularizou-se a barba de três dias entre os ‘yuppies’. Esta moda voltou, impulsionada pelos ‘hipsters’ e pelos actores de Hollywood, como Ben Affleck e Joaquin Phoenix”, explicam à infoRetail os autores do estudo.
É importante conhecer as novas necessidades deste consumidor, para inovar e desenvolver novos produtos, aconselha o estudo, acrescentando que distribuidores e fabricantes adoptem as tendências e as utilizem para incrementar a sua actividade promocional.
“Com a moda ‘hipster’ está a ganhar terreno as barbas “excepcionalmente bem desenhadas”, pelo que pode haver oportunidade para a criação de, por exemplo, kits de cuidado masculino permitindo ao shopper poupanças na conta de supermercado”.