Oficina do Vinho: ‘escolha, sirva-se e leve para casa’
Há uma nova loja no Bairro de Campo de Ourique, em Lisboa, que traz à memória as antigas adegas de bairro

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Chama-se Oficina do Vinho e é uma nova loja no Bairro de Campo de Ourique, em Lisboa, que traz à memória as antigas adegas vínicas.
O novo conceito reinventa as adegas de bairro, onde chegam vinhos de produtores de diversas castas e regiões.
Os colaboradores da loja oferecem sugestões, fazem propostas, dão a provar e, se o cliente gostar, pode, então, escolher o recipiente (1, 2 ou 5l) que vai ser cheio directamente de um dos depósitos. De seguida, é engarrafado, rotulado, etiquetado e selado. O cliente pode participar nesta experiência, se assim o entender.
No final, o consumidor é convidado a regressar, trazendo o recipiente escolhido para novamente degustar esse ou outro néctar disponível.
“É um conceito associado à sustentabilidade e à redução de desperdício, uma experiência inovadora que se propõe num dos bairros mais emblemáticos da cidade de Lisboa”, revela a empresa Wine Line Lda, em comunicado.
São três os sócios deste novo projecto com 50 metros quadrados de espaço, onde se encontram quatro grandes reservatórios em aço inox cheios de vinho de diferentes regiões e tipos (a começar pelos fundadores e seus parceiros, das regiões do Alentejo e Tejo), existindo ainda vinho de Trás – os – Montes. Mais adiante, oito torneiras com outros vinhos, aguardam a escolha do cliente.
Os vinhos como todos os outros produtos a granel presentes na loja, encontram-se no regime ‘escolha, sirva-se e leve para casa’, sendo rotativos, consoante a oferta dos produtores.
Tomate seco, azeitonas, pickles, diversos tipos de sal, pão, são outros produtos vendidos a granel.
A Oficina do Vinho propõe-se ainda desenvolver eventos gastronómicos e de degustação, abertos ao bairro, enquanto conceito de adega, num espaço acolhedor onde se pretende o cliente seja “protagonista satisfeito”.