A percepção dos consumidores espanhóis sobre as insígnias de retalho alimentar
A relação qualidade-preço mantém-se como o factor mais importante para os consumidores na hora de ir às compras, revela um estudo

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
As cadeias de distribuição Mercadona, Lidl e DIA são as mais valorizadas em Espanha pela relação qualidade/preço, segundo um estudo elaborado pela Kantar Worldpanel sobre a imagem que têm os consumidores das cadeias de distribuição espanholas.
A alemã Lidl é a que está a registar mais melhorias nos atributos relacionados com o preço, um posicionamento muito próximo da cadeia Mercadona, revela Hugo Liria, responsável pelo estudo, citado pela InfoRetail.
No que diz respeito à variedade e sortido, as mais valorizadas são as cadeias que apostam nos formatos de hiper e supermercado: Carrefour, Alcampo e Eroski. Os cartões de fidelização mais apreciados são, por outro lado, das insígnias Carrefour e DIA.
A relação qualidade-preço mantém-se como o factor mais importante para os consumidores na hora de ir às compras, revela o estudo. Um total de 74% dos lares diz eleger a sua loja habitual por este motivo.
A proximidade é o segundo motivo mais relevante para 66% dos lares. Em média, os lares espanhóis vão menos cinco vezes por ano comprar produtos de grande consumo.
Como alternativa ao preço, é a amplitude das marcas e dos produtos, assim como as vantagens do cartão de fidelização, que movem 45% e 33% dos lares, respectivamente.
Um total de 44% dos lares garante deixar de comprar na sua loja habitual se não encontrar as marcas que pretende.