Portugal tem o 5º maior índice de furto da Europa
Portugal é o quinto País europeu, onde há mais furto nas lojas, embora a taxa nacional de furto seja relativamente baixa, a nível mundial

Ana Catarina Monteiro
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Em relação à Europa, Portugal é o 5º país onde há mais furto nas lojas, embora a taxa de furto nacional seja relativamente baixa, a nível mundial.
Portugal manteve-se em 2013 com uma taxa de 1,18% de furto. A média mundial é de 1,29%, havendo países como o México em que a taxa de furto chega aos 1,7%.
Os dados são do Barómetro Global do Furto em Retalho 2013/2014, que revela que em Portugal, o sector retalhista perdeu 614 mil milhões, de forma desconhecida. Deste valor, 50% deve-se ao furto em loja, as perdas administrativas representam 28,7% e o furto por trabalhadores desonestos compõe 17% do valor.
A média mundial da perda desconhecida no sector retalhista situou-se nos 1,29%, 0,11 pontos percentuais acima da média nacional.
Em comparação com a restante Europa, Portugal está em 5º lugar, ultrapassado apenas por países como a Finlândia, a Espanha, a Holanda e a Rússia, sendo que é a Noruega o país com menor furto em todo o mundo, apresentando uma taxa de furto de 0,83%.