Distribuição

Cada português desperdiça 97kg de alimentos por ano

O Fórum de Inovação Agro-Alimentar deu conta de novas plataformas de comunicação online para uma melhor repartição dos alimentos excendentários

Ana Catarina Monteiro
Distribuição

Cada português desperdiça 97kg de alimentos por ano

O Fórum de Inovação Agro-Alimentar deu conta de novas plataformas de comunicação online para uma melhor repartição dos alimentos excendentários

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Ana Catarina Monteiro
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Num ano, cerca de um milhão de toneladas de produtos perecíveis acabam no lixo, em todas as fases da cadeia de valor, com consequências para a economia e para o ambiente.

“O problema não é só administrativo, mas também doméstico, e deve ser encarado como uma responsabilidade social”, disse Isabel Mota, administradora da Fundação Gulbenkian, por ocasião do Fórum de Inovação Agro-Alimentar, em Lisboa. A responsável da fundação, envolvida na luta contra o desperdício alimentar em projectos como “Fruta Feia” e “Desperdício 0”, abriu os discursos iniciados na manhã do Dia Mundial da Alimentação, assinalado a 16 de Outubro.

Enquanto um terço dos alimentos são perdidos entre os vários momentos de passagem da cadeia de abastecimento, a restante fatia pertence aos consumidores finais. Apesar de “Portugal estar na linha da frente no combate ao desperdício”, como revelou o representante da FAO, organização da ONU, cada português desperdiça, em média, “97 quilos de alimentos por ano, sendo o pão, o leite e a fruta fresca, os produtos mais desperdiçados pelas famílias portuguesas”, destacou Isabel Mota. A responsável pela fundação que deu tecto à iniciativa destacou a natureza social do problema, alertando que as “soluções têm gerado falhas e, por vezes, até novos problemas”.

O Fórum surgiu pela mão da Secretaria de Estado da Alimentação e da Investigação Agro-Alimentar, em conjunto com a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a FAO – Organização da ONU para a Alimentação e Agricultura, a Federação das Indústrias Portuguesas Agro-alimentares (FIPA), a Fundação Calouste Gulbenkian e a INOVISA, também representadas nas várias sessões, que deram conta das oportunidades e desafios no combate ao desperdício.

Segundo Isabel Mota, “cerca de um milhão de toneladas de alimentos são desperdiçados por ano, em todas as fases da cadeia alimentar”. Concordando que este é um tema que necessita de grande controlo e gestão por parte dos envolventes na produção, distribuição e consumo dos produtos, responsáveis ligados ao sector, desde a área da investigação até às áreas comerciais e relacionadas com a solidariedade, marcaram presença no fórum, onde assumiram a responsabilidade por um futuro mais equilibrado. No final dos debates, os intervenientes assinaram, um documento onde se comprometeram a desenvolver práticas especializadas na redução do desperdício.

Distribuição faz 5% do desperdício

Novas plataformas online vão permitir no futuro um melhor aproveitamento dos alimentos. A CAP está a desenvolver para os agricultores portugueses uma rede virtual que permite a partilha do excesso de produção, registando os produtos, de modo a que o Banco Alimentar ou as ONG (Organização Não Governamental) e empresas possam ter acesso ao excedentário. Também o Governo espanhol disponibiliza um meio de comunicação entre os profissionais, via net, de modo a que desviem os produtos para os parceiros mais carenciados, compensando uns aos outros.

A directora-geral da APED, uma das associações responsáveis pelo fórum, referiu, por sua vez, um estudo feito em 2010 que aponta uma média de 179 quilos de alimentos desperdiçados por pessoa, na Europa, durante um ano. “Ao contrário do que se supõe, a distribuição é apenas responsável por 5% do desperdício, enquanto 47% vem das famílias, na Europa”, evidenciou Ana Isabel Morais.

A nível europeu, inseridas na iniciativa Europa 2020, para um crescimento “inteligente, sustentável e inclusivo”, estão medidas que promovem a segurança e a gestão de recursos. No que diz respeito ao desperdício, o objectivo proposto é o de reduzir para metade, até 2020, os alimentos inutilizados em toda a cadeia de valor. A necessidade é a de uma governação com políticas e instrumentos ajustados, por exemplo, a partir do novo Quadro Comunitário Europeu, como sugeriu o Presidente da CAP.

Em Portugal, a APED investe na sensibilização, com dicas para o dia-a-dia e apela à comercialização de proximidade, com vista a evitar o desperdício na deslocação. A associação posicionou-se a favor de medidas políticas que recompensem as empresas quando estas praticam a doação de alimentos, com o objectivo de facilitar e desburocratizar a acção.

No entanto, é unânime entre os oradores a intenção de apostar em mais estudos para uma visão mais fidedigna sobre o problema, da qual possam partir soluções mais acertadas, já que o último estudo consta de dados relativos a 2012. “Apenas com a monitorização da situação se consegue ir buscar soluções para prevenir o desperdício, que é responsabilidade de toda a sociedade”, sublinha a directora da APED, dando conta da urgência deste controlo, uma vez que “até 2050, haverá a necessidade de aumentar em 70% a produção alimentar, devido ao aumento da população em todo o mundo”.

Por outro lado, João Machado defendeu que “não há terra suficiente no mundo para aumentar a produção, entre os próximos dez ou vinte anos”. A representar os agricultores portugueses, o presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal deu conta que a única forma de proporcionar o aumento da produção passa pela aquisição de tecnologias competentes, aliada a um melhor aproveitamento dos espaços, mais eficácia e segurança. As tendências de produção passam pela modificação genética e pela manipulação de alimentos, reguladas por uma política europeia que “não permite o avanço dos produtos manipulados cientificamente para o mercado, enquanto não for comprovado que não traz constrangimentos para a saúde pública”, sublinhou João Machado, enfatizando a necessidade de uma colaboração entre o público e o privado, orientados em volta de um objectivo comum.

Portugal na linha da frente

O bem-estar animal e vegetal está entre as preocupações dos agricultores. Segundo o presidente da CAP, “a inclusão dos números de animais que morrem durante a criação, ou mesmo as colheitas perdidas no meio do ciclo de vida natural, nos dados do desperdício, geram uma ilusão estatística”. Para os agricultores, estes indicadores formam uma ideia errada dos valores e não devem ser tomados em conta para as contas totais do desperdício. Num plano até 2020, a aliança dos agricultores aposta numa maior produção, respeitando as condições definidas pela União Europeia, no bem-estar animal, na sustentabilidade e gestão de recursos.

“Quando os alimentos são desperdiçados, os recursos utilizados na produção também são”, lembrou o Presidente da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA). Jorge Henriques, representou, com a assinatura do documento “Desperdício Alimentar – Um problema de todos!”, realizada no final do evento, a indústria alimentar e de bebidas de Portugal. O presidente falou em “prejuízo para todos os sectores económicos”, em relação ao problema que afecta todo o sector agro-alimentar. Além disso, tudo o que não é aproveitado para consumo resulta numa “perda na cadeia de valor” e na “insustentabilidade da cadeia alimentar”.

O Fórum do Desperdício contou ainda com a presença do Secretário de Estado Nuno Vieira e Brito, que assinalou a necessidade de sensibilização da faixa etária escolar, uma vez que “750 milhões de dólares correspondem ao prejuízo que resulta do desperdício, a nível global”.

Na linha da frente no combate ao desperdício estão ONU, o Governo espanhol, as misericórdias portuguesas e o Banco Alimentar.

A FAO, organização da ONU para a alimentação e a agricultura, representada em Portugal por Hélder Muteia, produziu o relatório Sofi, dando conta dos níveis de fome no mundo. O representante revelou que o número “diminuiu de 2013 para 2014, passando dos 842 milhões para os 805 milhões de pessoas” . Evocando um outro estudo, concluiu que “o estilo de vida praticado nos países desenvolvidos, ultrapassa os recursos do planeta, que já regista uma flora dizimada em 80%. Os países desenvolvidos desperdiçam mais do que o que é produzido em África”. Com a perda de alimentos aumentam os preços, o que restringe o acesso e sobrecarrega o meio ambiente. “Devem ser ajustados modelos de desenvolvimento para que o dinheiro não seja o único objectivo”, afirmou Hélder Muteia. Face ao “comodismo, ignorância e preguiça”, é urgente ajustar “atitudes e valores morais nos países mais desenvolvidos, de forma a eliminar assimetrias e contrastes em todo o mundo”.

A FAO participa no projecto “Comissariado Municipal de combate ao desperdício”, apresentado para Lisboa, também, durante o fórum. Além desta medida, a organização da ONU sugere que se desenvolvam mercados de aproveitamento, que podem ser direccionados para alimentar animais, por exemplo, e embalagens menores para dinamizar a distribuição. A plataforma online ‘Safefoods’ é outra medida já criada, que promove a internacionalização das boas práticas. Hélder Muteia revelou ainda que Portugal acompanha países como a Dinamarca, França e EUA, na linha da frente no combate ao desperdício.

Para revelar dados sobre o país vizinho, o Conselheiro da Agricultura, Alimentação e Ambiente, do Governo espanhol, viajou até à capital portuguesa. José Martin evidenciou a posição de Espanha, onde tem estado a decorrer um projecto, que teve início em Abril de 2013, que promove a transparência, coordenação, sistemas de trabalho e redução das pressões ambientais. Para o efeito, foram realizados um conjunto de acordos voluntários, no país que ocupa o sétimo lugar dos que mais desperdiçam. Mais uma vez, foi frisada a importância de conhecer primeiro os números de desperdício. Além de apostar na inovação e na colaboração com outros agentes, o conselheiro deu a conhecer que uma das medidas do governo espanhol foi a produção de uma série de documentos que facilitam a distribuição do desperdício entre os produtores.

Coimas para as famílias?

“Acções voluntárias de ajuda podem significar uma solução que reduz significativamente os números do desperdício”, diz Susana Branco. A assessora do presidente da União das Misericórdias Portuguesas referiu as várias formas de aproveitamento que são praticadas nas 398 unidades espalhadas por Portugal, que “suportam diariamente mais de 300 mil refeições por dia, através de uma rede de cozinhas e de um reservatório agrícola e pecuário”. A oradora destacou a actividade de algumas das misericórdias, pela sua gestão sustentável de produtos, apostando na qualificação e integração social dos recursos humanos, que são, na maior parte pessoas com dificuldades monetárias ou portadores de alguma doença. Um bom exemplo é uma das casas, no Alentejo, que organiza cortejos, nos quais entregam os excessos da produção à comunidade. Com isto, Susana Branco destacou que é importante não esquecer a herança patrimonial, com “valores humanos de solidariedade que não há tecnologia que supere”.

A Federação Europeia dos Bancos Alimentares também teve uma palavra a dizer em relação ao desperdício. A presidente, Isabel Jonet, revelou que um quarto da população mundial vive no limiar da pobreza e que “a luta contra o desperdício faz-se recuperando os excedentes e distribuindo-os pelos mais carenciados”. Os 21 Bancos Alimentares distribuem “28 mil toneladas de alimentos pelas 2 400 instituições associadas. Apenas 12% dos produtos provêm das campanhas de solidariedade”. Isabel Jonet volta a puxar o tema do desperdício nos lares, afirmando que “é na educação que tudo começa e acaba”. A sugestão deixada pela gestora passa por coimas que sejam aplicadas quando as famílias não aproveitam os alimentos. O Banco Alimentar tem, “há já 10 anos, planos de educação nas escolas”.

Estado deve intervir?

O presidente da CONFAGRI, Manuel dos Santos Gomes, deixou a ideia da necessidade de haver uma política de valorização da produção nacional e que “o Estado deve intervir através de estratégias de consumo regionais e locais”.

Neste sentido, o presidente do Conselho de Administração Executivo da Caixa Central de Crédito Agrícola evidenciou a importância da banca no apoio aos agricultores. Licínio Pina afirmou que “dos bancos de retalho espera-se uma participação activa na disseminação de conhecimento prático, na utilização dos fundos comunitários, que integram o Programa Horizonte 2020, e no apoio a projectos de investimento sustentáveis e inovadores para a optimização dos excedentes e resíduos alimentares”.

O evento terminou com a assinatura do Guia “Desperdício Alimentar – Um compromisso de todos!”, apresentado pela Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas. O documento prevê um conjunto de acções que garantam a potencial redução do desperdício alimentar, ao longo de toda a cadeia. Todos os que estiveram presentes no evento contra o desperdício alimentar, representando a agricultura, indústria, distribuição e, ainda, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e entidades ligadas à educação, economia, saúde, agricultura e solidariedade social, subscreveram o documento, no qual assumiram o compromisso de contribuir para um futuro sem desperdícios.

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

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José Serras Pereira, Portugal Sales Manager da Lotus Bakeries
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José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”

A Lotus Bakeries, empresa belga reconhecida pelas icónicas bolachas Biscoff, está a reforçar a sua presença em Portugal. Para compreender melhor o que implica esta mudança de estratégia da marca no nosso país, falámos com José Serras Pereira, Portugal Sales Manager da Lotus Bakeries.

Como é que surgiu este desafio de trabalhar a presença da Lotus Bakeries em Portugal?
Sempre trabalhei no setor dos bens de consumo e passei por diversas multinacionais, como a Central de Cervejas, Prime Drinks e Philips. Fui contactado através de um processo de recrutamento para gerir a Lotus Bakeries diretamente em Portugal.
A marca já estava presente no país há alguns anos, através de um distribuidor. No entanto, a nossa estratégia global passa por assumir a gestão direta do negócio quando a marca atinge um certo nível de desenvolvimento. Foi nesse contexto que entrei para liderar este processo, após um exigente processo de entrevistas, e aceitei o desafio de consolidar a presença da Lotus Bakeries no mercado português.

osé Serras Pereira, Portugal Sales Manager da Lotus Bakeries

José Serras Pereira, Portugal Sales Manager da Lotus Bakeries

O que mudou com a transição da distribuição para uma gestão direta da marca?
Quando uma marca é gerida diretamente, conseguimos um foco maior e uma estratégia mais alinhada com os nossos objetivos. O distribuidor fez um excelente trabalho, mas, quando é a própria marca a gerir o conhecimento, os recuros e o foco naturalmente são superiores, com impacto directo nos resultados.
Antes de assumirmos a operação, realizámos uma análise ao mercado, avaliando fatores como o consumo per capita e o potencial de crescimento da categoria. Identificámos um forte potencial de expansão, o que nos levou a tomar a decisão de gerir diretamente a operação. Essa mudança já deu frutos: nos primeiros 8 a 9 meses, realizámos uma transição estruturada e, agora, estamos efetivamente a acelerar o crescimento do negócio.

Que impacto teve esta mudança nos resultados da empresa em Portugal?
Os primeiros números são bastante positivos. Nos primeiros dois meses de 2025, já crescemos mais de 200% face ao mesmo período do ano anterior.
Em 2024, temos seis meses com o distribuidor e seis meses independente. Portanto, temos um ano atípico. Mas se olharmos para 2023, o último ano completo com o distribuidor, e compararmos com 2025, vamos quadruplicar o nosso negócio.

Em que retalhistas podemos encontrar as bolachas Biscoff?
Neste momento, estamos em todos os principais retalhistas, exceto Lidl e Mercadona, onde, estrategicamente, não planeamos entrar no curto prazo. E estamos na Aldi a fazer alguns in and outs.
Estamos também a expandir a nossa presença através de inovação e a garantir que os consumidores têm mais oportunidades de experimentar os nossos produtos em diferentes momentos de consumo.

E as parcerias que têm com McDonald’s e Delta, por exemplo, são importantes?
É importantíssimo. Mantemos parcerias estratégicas com marcas como McDonald’s, KFC, Delta e Wheel Frozen Yogurt, entre outros, que são fundamentais para aumentar a notoriedade da marca e permitir que mais consumidores experimentem o sabor Biscoff.

Quais são os principais fatores para o sucesso da Lotus Bakeries a nível global?
A marca apresentou no mês passado os resultados globais na Bélgica. E voltámos a crescer a cerca de 16%. Vamos com uma média de crescimento dos últimos 10 anos muito perto dos 20%. Ou seja, a marca globalmente está de facto num momento muito saudável. E isso ajuda-nos a todos, pois cada vez mais vivemos num mundo global.
A Lotus Bakeries, nomeadamente com Biscoff tem três pilares fundamentais para o seu crescimento global. O primeiro é o produto. O nosso sabor, a nossa textura é muito forte. E, dentro do produto, destaco a versatilidade. Nascemos como uma marca cujo grande momento de consumo era o café. Se formos a países como a Bélgica e Holanda, o consumo do café é um momento fortíssimo.
Depois a marca evoluiu, e esse é um foco a curto prazo em Portugal, para um snack de consumo doméstico, onde somos cada vez mais fortes.
O segundo está relacionado com parcerias globais. Acreditamos que trabalhar com marcas como McDonald’s, KFC, Haagen dazs entre outras, tem sido um motor de crescimento, permitindo que os consumidores experimentem o nosso produto de forma natural e integrada no dia a dia.
Por último, a acessibilidade: a nossa estratégia passa por estar presente em vários momentos de consumo, tanto no retalho como em cafés e pastelarias, e oferecer um preço competitivo que facilite a experimentação.

A Lotus Biscoff posiciona-se como uma marca premium?
Não. Queremos afastar-nos dessa perceção. Não somos premium, somos mass market. É aí que nós queremos competir. Como sabe, nesta categoria, assistimos a uma série de subidas de preços e todos têm subido, de forma bastante relevante, os preços. Nós temos aguentado exatamente para nos posicionarmos com um preço médio mais competitivo.

Como têm acompanhado esta subida de preços das matérias-primas?
Optámos por manter um preço competitivo. Utilizamos promoções estratégicas para garantir que mais consumidores experimentam o nosso produto, uma tática essencial num mercado tão competitivo como o português. No curto prazo, o principal o principal KPI do nosso negócio, mais do que a quota de mercado, é a penetração. Ou seja, para nós é fundamental chegar à casa dos consumidores.
As promoções desempenham um papel fundamental no mercado português. Funciona muito bem e, portanto, temos tentado estar mais vezes em promoção, garantindo que o nosso posicionamento promocional é suficientemente atrativo para as pessoas experimentarem.

Como estão a trabalhar o crescimento e a inovação da marca?
A inovação é um fator-chave. O Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor, e o nosso objetivo é expandir esse sabor para novas categorias, como gelados, chocolates e cremes de barrar.
Biscoff não é só bolachas, Biscoff é um sabor. A inovação passa muito mais por dentro de outras categorias tendo o sabor Biscoff presente junto dos nossos consumidores e dos nossos shoppers. O grande foco da empresa é o desenvolvimento do sabor Biscoff, que é ligeiramente diferente do tradicional da FMCG das grandes empresas.

O mercado português tem alguma particularidade em relação a outros países que exija um trabalho específico da marca?
Sim, cada mercado tem as suas especificidades, e Portugal não é exceção. Em comparação com Espanha, por exemplo, onde a regionalização tem um peso significativo. Nós é quase tudo nacional.
Uma das principais particularidades do mercado nacional é o peso das promoções e a elevada concentração do retalho. Dois dos principais players representam quase 50% do mercado, o que é uma realidade pouco comum noutros países. Além disso, no mercado português as promoções têm um grande peso.
Outra especificidade relevante é a estrutura de distribuição para o canal Horeca. Em Portugal, os cash & carries são tipicamente route to market para o canal tradicional. Esta dinâmica obriga-nos a ter uma estratégia de pricing bem definida para os três canais principais: retalho, cash & carry e distribuidores.

A marca tem uma estratégia específica para diferentes faixas etárias?
Essa segmentação é essencial. Fizemos alguns estudos de consumidor e um dos insights mais interessantes foi perceber que o maior momento de consumo de bolachas em Portugal é ao pequeno-almoço, e que o maior grupo de consumidores tem menos de 35 anos.
Atualmente, o nosso produto é mais consumido por um público acima dos 35 anos, associado a momentos como o café, um snack indulgente à tarde ou um guilty pleasure ocasional depois do jantar. No entanto, para expandirmos o consumo a faixas etárias mais jovens, apostámos na inovação, lançando bolachas recheadas com chocolate, baunilha e creme Biscoff.
Nos mercados onde já introduzimos esta inovação, verificámos um aumento da penetração em consumidores mais jovens e um maior consumo ao pequeno-almoço. Acreditamos que essa tendência se repetirá em Portugal, o que nos permitirá aumentar a nossa base de consumidores e impulsionar o crescimento da marca.

Como está a evoluir a operação ibérica da Lotus Bakeries?
A nossa expansão em Espanha nos últimos anos foi impressionante: em 2017, faturávamos 3 milhões de euros e, em 2025, vamos fechar com cerca de 50 milhões de euros.
O nosso objetivo para Portugal é replicar esse sucesso, ajustando a estratégia às especificidades do mercado nacional, como a concentração do retalho e a forte dependência das promoções.

Quais são os planos futuros para a marca em Portugal?
A curto prazo, o foco está no crescimento das vendas e ponto de venda. Queremos garantir que os consumidores encontram os nossos produtos nos principais retalhistas e canais de consumo.
A médio prazo, vamos expandir a equipa e estruturar melhor as nossas operações, contratando Key Account Managers, especialistas em Category Management e equipas de vendas para fortalecer a nossa presença no mercado.

Sustentabilidade é uma prioridade para a Lotus Bakeries?
Sim, totalmente. A sustentabilidade é um pilar estratégico para o grupo e não abdicamos dele para crescer mais rapidamente.
Temos metas ambientais definidas, como a redução da pegada de carbono, e todas as nossas novas fábricas seguem critérios de sustentabilidade rigorosos. Este compromisso reflete-se também na forma como desenvolvemos os nossos produtos e embalagens.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Alimentar

Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow

A Planta acaba de anunciar uma nova parceria com o chef Gordon Ramsay, no âmbito da campanha internacional Skip the Cow, que convida os consumidores a experimentarem uma alternativa vegetal à manteiga tradicional.

Nesta nova colaboração, Ramsay testa e aprova a Planta Planteiga, um produto 100% vegetal, feito com apenas sete ingredientes naturais e que promete o mesmo desempenho e sabor rico da manteiga de origem animal, mas com menos 75% de impacto climático. O objetivo da campanha é claro: ajudar os consumidores a elevarem os seus hábitos culinários de forma mais sustentável, sem comprometer o sabor.

“Acredito numa alimentação natural, com ingredientes de qualidade, e posso dizer com toda a sinceridade que a Planta Planteiga me surpreendeu. Desde ovos mexidos a bolos de chocolate, pus o produto à prova. Dá-me a cremosidade e o sabor rico que obtenho da manteiga, com a vantagem de ser mais sustentável. Convido as pessoas testarem este produto e verem o que conseguem criar nas suas casas!”, afirma Gordon Ramsay.

“Não podia estar mais orgulhosa de anunciar a nossa nova campanha Skip the Cow, que conta com a participação do icónico Gordon Ramsay. Esta campanha representa um ousado passo em frente na apresentação da versatilidade e sabor da Planta Planteiga para cozinhar. A paixão de Gordon por comida excecional alinha-se perfeitamente com o nosso compromisso com a inovação e a oferta de alternativas sustentáveis, sem lacticínios, que não comprometem o sabor ou o desempenho. E se Gordon Ramsay acha que é bom, quem somos nós para discordar?”, comenta Jessica Pita, Iberia Marketing Lead da Flora Food Group.

A parceria surge num momento em que, segundo um estudo da OnePoll, 57% dos portugueses que cozinham confiam nas mesmas cinco receitas, e 20% só experimentam uma nova receita de poucos em poucos meses. No entanto, 86% dizem querer melhorar as suas competências na cozinha.

A campanha Skip the Cow já está a ser lançada a nível mundial, com presença em televisão, canais digitais e outdoor, e chega agora também a Portugal.

Sobre o autorHipersuper

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Alimentar

Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras

A nova embalagem destaca-se pelo seu sistema de abertura e fecho fácil, que permite o consumo gradual das bolachas, mantendo-as frescas por mais tempo.

A Nacional acaba de lançar uma nova embalagem para a sua gama de bolachas Marinheiras, numa iniciativa que se insere no processo de rebranding da marca. Esta novidade chega ao mercado com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência aos consumidores.
Atualmente posicionada como uma das marcas de referência no segmento das Marinheiras, a Nacional continua a investir em inovação para consolidar a sua presença nos lares portugueses. A nova embalagem destaca-se pelo seu sistema de abertura e fecho fácil, que permite o consumo gradual das bolachas, mantendo-as frescas por mais tempo.
“Este lançamento representa um marco importante na evolução da nossa marca. Queremos oferecer aos consumidores produtos que aliam tradição, qualidade e praticidade. A nova embalagem das Marinheiras reflete o nosso compromisso com a inovação, sem nunca perder a essência que nos define há mais de 170 anos”, afirma Filipa Rosa, Biscuit Category Manager da Nacional.
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Retalho

Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus

A iniciativa decorre até 27 de abril e vai atribuir 3.000 euros a uma corporação por distrito, totalizando 54.000 euros em donativos.

O Lidl Portugal acaba de lançar uma nova campanha solidária que reforça o apoio às Corporações de Bombeiros Portugueses, desafiando os seus clientes a contribuírem de forma simples, através da utilização da app Lidl Plus.

A campanha insere-se na estratégia de sustentabilidade da insígnia, ‘Mais Lidl’, que se estrutura em três eixos: Mais para o Planeta, Mais para a Comunidade e Mais para Si. Neste caso, a ação visa simultaneamente incentivar a digitalização de faturas, promovendo a redução do consumo de papel, e apoiar os bombeiros portugueses num momento em que se aproximam os meses críticos do verão.

A dinâmica é apresentada como simples: a loja Lidl de cada distrito que registar o maior número de faturas eletrónicas entre 14 e 27 de abril vai escolher a Corporação de Bombeiros local a quem será entregue o donativo. A campanha volta assim a mobilizar clientes para causas sociais, reforçando a parceria com a Liga dos Bombeiros Portugueses, numa colaboração que já soma três campanhas consecutivas.

Desde 2016, o Lidl já doou mais de 200.000 bens alimentares, equivalentes a 154.000 euros, às corporações de bombeiros em Portugal. Estes apoios têm sido distribuídos através das lojas e entrepostos da insígnia, de Norte a Sul do país, especialmente durante os períodos mais críticos de combate a incêndios.

Apoio do Lidl aos Bombeiros


  • 200.000 bens alimentares doados desde 2016

  • +154.000 euros em valor total de apoio

  • 54.000 euros em donativos previstos na campanha de abril de 2024

  • 3.000 euros por corporação distrital

  • 18 corporações apoiadas diretamente nesta nova iniciativa

  • 3 campanhas já realizadas através da app Lidl Plus

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ESG

Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento

O país precisa de acelerar para aumentar a recolha em todos os materiais de embalagem, nomeadamente no vidro e ECAL, conseguir cumprir as metas de 2025, alerta a Sociedade Ponto Verde.

Nos primeiros três meses de 2025, Portugal registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens, com mais 4.377 toneladas a serem enviadas para reciclagem, em comparação com o período homólogo do ano anterior.

O volume total recolhido supera as 116 mil toneladas, mas este ritmo de crescimento é insuficiente para Portugal conseguir cumprir as metas para este ano.

Em 2024, para o mesmo período, os serviços de recolha seletiva de resíduos de embalagens financiados ao SIGRE (Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens), pela Sociedade Ponto Verde (SPV) e outras entidades gestoras, atingiram o montante de 26,4M€. Já em 2025 os custos destes mesmos serviços atingiram 47,7M€, após a decisão de novos valores de contrapartida pelo Ministério do Ambiente e Ministério da Economia, igualmente para o 1º trimestre.

“O país tem de garantir a recolha seletiva de 65% de todas as embalagens colocadas no mercado durante este ano. Nesta medida, a prioridade tem de passar por melhorar significativamente o nível de serviço que é prestado aos cidadãos por parte dos sistemas municipais e multimunicipais, dispondo o SIGRE  de mais recursos financeiros para realizar investimentos em gerem resultados e ajudem a alcançar esse objetivo”, defende a Sociedade Ponto Verde.

Turismo é um desafio

Os dados dos três primeiros meses deste ano mostram que o vidro continua a ficar aquém da performance das outras embalagens, já que foram recolhidas 48.568 toneladas dos vidrões, “o que significa uma estagnação em comparação com igual período de 2024 (0%)”, informa a SPV.  Em relação às embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL), foram recolhidas 2.247 toneladas (-5%), enquanto nos restantes materiais os dados do SIGRE, no mesmo período em análise, revelam que foram encaminhadas para reciclagem 38.157 toneladas de papel/cartão (+5%), 20.425 toneladas de plástico (+7%) e 467 toneladas de alumínio (+5%).

Nos três primeiros meses de 2025 a quantidade de vidro recolhido nos vidrões, estagnou em relação ao mesmo período de 2024

A SPV refere ainda o crescimento do turismo, impulsionado pelo aproximar do verão, como um desafio acrescido para a meta de recolha seletiva de 65% de todas as embalagens colocadas no mercado este ano. “Reduzir o impacto dos visitantes nos resíduos produzidos e na reciclagem de embalagens, torna ainda mais crucial acelerar a implementação de soluções tecnológicas inovadoras, em determinadas zonas do país, que permitam melhorar as redes de recolha junto do consumidor residencial e/ou do canal Horeca, onde existe uma maior pressão no consumo fora de casa”, alerta.

Para a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais, “estes dados mostram que continua a existir a necessidade de uma maior articulação e colaboração entre todos os agentes da cadeia de valor para tornar o sistema cada vez mais eficiente e o país conseguir cumprir a meta que está definida para a reciclagem de embalagens em 2025”. A SPV mantém não só a sua disponibilidade, mas também um investimento muito significativo ultrapassar os desafios. Em particular, no tema do vidro e com foco no Horeca, alocámos 600 mil euros para financiar projetos de comunicação integrados no nosso programa ‘Juntos a Reciclar ++’, um claro esforço para continuarmos a trazer inovação ao país, sempre em cooperação com os parceiros que estão no terreno, e de forma a gerar mais e melhor reciclagem de embalagens deste material”, exemplifica.

Sobre o autorHipersuper

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Exportação

CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA

“É tempo de olhar e reconhecer a importância estratégica da agricultura e abrir novos canais comerciais”, defende Idalino Leão, presidente da CONFAGRI.

Para a CONFAGRI é “essencial” haver uma resposta concertada, “assente no diálogo, na união e na preparação estratégica do setor”.

Em causa está a “crescente incerteza gerada pelos mais recentes desenvolvimentos nas políticas comerciais internacionais”, aponta, em particular no que respeita à imposição de taxas de importação de 25% 25% sobre o aço, o alumínio e os automóveis e outras “recíprocas” de 20% para um leque alargado de outros bens e que deverão entrar em vigor a 15 ne julho.

Em respostas, a União Europeia avançou, a 9 de abril, com a decisão de cobrar tarifas sobre importações a bens agrícolas e industriais norte-americanos.  São cerca de 1700 produtos, que vão passar a pagar pelo menos 25% para entrarem no espaço da UE.

Partilhando a legítima preocupação dos produtores e empresas agroalimentares nacionais, Idalino Leão, presidente da CONFAGRI sublinha que “este é o momento para agir com bom senso e serenidade, sendo importante alavancar medidas que visem mitigar as dificuldades dos setores agrícolas mais afetados direta e indiretamente pelas tarifas”.

Para a CONFAGRI é “essencial” haver uma resposta concertada “assente no diálogo, na união e na preparação estratégica do setor”

Nesse sentido, e ainda que afirme manter “a esperança de que se consiga alcançar um bom entendimento entre os líderes mundiais”, a CONFAGRI está a propor a criação de um grupo de trabalho que congregue os representantes de todos os elos da cadeia de abastecimento e produção agroalimentar, “com o objetivo de monitorizar, de modo articulado e permanente, os desenvolvimentos e negociações internacionais, de forma a agir, atempadamente, em prol da defesa da estabilidade económica e da soberania alimentar de Portugal”.

Para Idalino Leão, “é tempo de olhar e reconhecer a importância estratégica da agricultura e abrir novos canais comerciais.”, sendo necessário garantir que, perante contextos de crise, o setor agroalimentar dispõe dos instrumentos necessários para assegurar estabilidade aos produtores, às empresas e aos consumidores portugueses”.

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Bebidas

Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão

Este sabor vem complementar a gama Pedras Sabores, onde já constam limão, tangerina, maracujá e frutos vermelhos.

A edição limitada Pedras Ananás, que estará disponível durante a época mais quente do ano, é apresentada como uma bebida com “equilíbrio perfeito entre a doçura e a acidez”.

Vem complementar a gama Pedras Sabores, onde já constam os sabores de limão, tangerina, maracujá e frutos vermelhos e está disponível em garrafa 25 cl no canal on-trade e no formato 4x25cl nos hiper e supermercados de norte a sul do país.

Integrada no portefólio do Super Bock Group, Pedras Sabores é uma gama de bebidas com ingredientes naturais que tem na sua base Água das Pedras, uma água mineral natural gasocarbónica rara por ter gás 100% natural que é captada nas profundezas do subsolo granítico da região de Trás-os-Montes.

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Luis Bás, secretário-geral da ADIPA
Alimentar

ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo

“Desde o primeiro momento, considerámos que a ausência de uma Secretaria de Estado do Comércio no atual Executivo não foi uma decisão acertada. A dimensão e o impacto económico do comércio justificam plenamente a existência de uma tutela específica”, defende Luís Brás, secretário-geral da ADIPA.

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O Conselho Coordenador da ADIPA – Associação dos Distribuidores de Produtos Alimentares –, órgão consultivo da Direção que integra algumas das principais empresas do comércio alimentar independente, que se reuniu no passado dia 10, defende a necessidade de o próximo Governo, a ser eleito nas legislativas de 18 de maio, criar uma Secretaria de Estado dedicada exclusivamente ao Comércio.

O setor do comércio e serviços representa uma parcela significativa do PIB nacional e é responsável por centenas de milhares de postos de trabalho. A ADIPA considera, por isso, que é fundamental que estas atividades económicas tenham, no seio do Governo, uma estrutura própria, capaz de lhes dar a devida atenção estratégica e de promover políticas públicas que reforcem a competitividade e a sustentabilidade do setor.

“Desde o primeiro momento, considerámos que a ausência de uma Secretaria de Estado do Comércio no atual Executivo não foi uma decisão acertada. A dimensão e o impacto económico do comércio justificam plenamente a existência de uma tutela específica. A criação desta Secretaria de Estado seria um importante sinal político e uma medida concreta para reforçar um setor que é essencial para o desenvolvimento económico e para a coesão social do país.”, afirma Luís Brás, secretário-geral da ADIPA.

 

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Campos da Vitacress
Alimentar

Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa

A Corteva assegurou os direitos de distribuição exclusiva do produto solubilizante de fósforo, da Simbiose, na Europa.

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A Simbiose, empresa brasileira de desenvolvimento de produtos microbiológicos para a agricultura, prepara-se para lançar no mercado europeu uma tecnologia de solubilização biológica de fósforo. Comercializado pela Simbiose no Brasil desde 2019, o produto foi desenvolvido com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e “deve chegar a mais de 20 países através da colaboração com a Corteva Agriscience, empresa global de ciência e tecnologia agrícola”, informam os dois parceiros.

Numa nota conjunta, referem que o bioproduto é capaz de aumentar a produtividade e a resiliência das culturas. “A solução quebrou paradigmas entre os produtores rurais do Brasil ao tornar-se o primeiro produto biológico de fósforo, baseado em micro-organismos solubilizadores de fosfato. Foi desenvolvido após mais de 20 anos de pesquisa realizada pela Embrapa Milho e Sorgo, sob a liderança da investigadora Christiane Paiva”, indicam.

A participação da Simbiose nos estudos da Embrapa começou no momento da validação dos testes com inoculantes e micro-organismos na cultura, a chamada fase de campo. Citada na nota, Christiane Paiva explica que a tecnologia do solubilizador biológico de fósforo atua desde o início do cultivo, quando bactérias aplicadas nas sementes ou no solo iniciam o processo de colonização que facilita a libertação do fósforo para as plantas, permitindo assim que as raízes absorvam mais nutrientes e aumentem a produtividade.

A Corteva assegurou os direitos de distribuição exclusiva do produto solubilizante de fósforo, da Simbiose, na Europa. “Estamos continuamente à procura de inovações que possam ajudar os agricultores a adaptarem-se aos desafios ambientais e de produtividade”, afirma Frederic Beudot, vice-presidente de Produtos Biológicos da Corteva Agriscience. “A combinação da qualidade do portfólio da Simbiose com as nossas capacidades de I&D e de agronomia local vai aproximar-nos mais deste objetivo”, acrescenta.
Na Europa, o produto será rebatizado com um novo nome, que será determinado pela Corteva.

“Com muitos estudos e avanços tecnológicos, a Simbiose estabeleceu-se no Brasil como uma empresa inovadora, sinónimo de qualidade e parceira dos produtores”, diz por sua vez Marcelo de Godoy Oliveira, CEO da Simbiose. “Em parceria com a Corteva, vamos abrir o mercado europeu à Simbiose, exportando um dos seus produtos mais inovadores e disruptivos. Esta colaboração tem tudo para responder a um mercado exigente, que procura cada vez mais a produtividade, com soluções sustentáveis e tecnologia de alta qualidade”, define.
A Simbiose e a Corteva esperam que o produto esteja disponível já em 2026, enquanto se aguarda a aprovação regulatória e a conclusão do processo de rebranding da marca no mercado local.

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Bebidas

Programa da Água Serra da Estrela quer proteger a água e regenerar a serra

‘Para Que Nunca Acabe’ pretende mobilizar comunidades, parceiros e consumidores para cuidar e valorizar a origem da água da Serra da Estrela.

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Proteger a água e regenerar a Serra da Estrela é o objetivo do ‘Para Que Nunca Acabe’, lançado pela Água Serra da Estrela. O programa reflete “o compromisso da marca com a preservação da água da Serra da Estrela e com a regeneração do ecossistema único onde nasce”, assegura a marca.

O Programa pretende promover uma mudança comportamental e um impacte ambiental positivo, através de práticas responsáveis da operação da marca, da regeneração da floresta e de práticas tradicionais que a protegem, e da mobilização de comunidades, parceiros e consumidores.

Reduzir a pegada hídrica e a pegada de carbono da marca, bem como a utilização de matéria-prima virgem, regenerar a floresta, o ecossistema e revitalizar práticas tradicionais que protegem a Serra, mobilizar as comunidades locais e os consumidores para adotarem comportamentos responsáveis são os três eixos de ação do ‘Para Que Nunca Acabe’.

O programa dá sequência a iniciativas ambientais já implementadas pela Água Serra da Estrela, “como o programa de reflorestação iniciado em 2002, através do qual foram plantadas mais de 1,7 milhões de árvores em parceria com várias organizações às quais se juntou mais recentemente a Associação Cuidar”, adianta a empresa. A marca foi pioneira na introdução de medidas que reduziram drasticamente o uso de plástico virgem, atingindo em 2025 o marco de utilização de 100% rPET em todas as suas embalagens.

“A Água Serra da Estrela nasce num lugar extraordinário, que todos temos o dever de proteger. Com o programa ‘Para Que Nunca Acabe’, queremos não só agir de forma responsável, mas envolver nessa ação todos os que estão determinados a que este património natural seja preservado para as gerações futuras”, afirma Ana Rita Martins, Marketing manager da Água Serra da Estrela.

 

 

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