Especial Congelados: Gelados são a categoria que mais cresce
É a categoria que mais cresce nos congelados. No último ano, as vendas de gelados no retalho alcançaram 97 milhões de euros, mais 16%
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Rita Gonçalves
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No mercado dos congelados, o peixe é rei. Com vendas de 178,2 milhões de euros no retalho, no último ano, segundo dados da consultora Nielsen, a categoria de peixe é comprada por 77% dos lares portugueses.
Entre Maio de 2013 e o mesmo mês deste ano, as vendas de peixe congelado aumentaram 5% em volume e 7% em valor. As marcas de fabricante, talvez pelo elevado ritmo promocional, revelaram-se mais dinâmicas no período analisado pela Nielsen, com uma subida de 13% na quota de mercado. No entanto, as marcas próprias dominam, com 64% de quota.
A Pescanova lídera o ranking das marcas líderes em valor, seguida da Pascoal Riberalves, Iglo e Riberalves, que ocupa duas posições no ranking.
Componentes de refeições congeladas
É a segunda maior categoria do mercado de congelados. No último ano, alcançou vendas de 112,9 milhões de euros, mais 12% face ao período homólogo. A crescer também em volume (+4%), as componentes de refeições congeladas são compradas por 63% dos lares em Portugal. As marcas de fabricante revelam-se especialmente dinâmicas no período analisado pela consultora Nielsen. Aumentaram a quota de mercado em 23% para uma participação global de 58%. Iglo, Pescanova, Frigosto, Solara e Gelpeixe, constituem, respectivamente, o top 5 das marcas líderes.
Gelados
É a categoria que mais cresce nos congelados. No último ano, as vendas de gelados no retalho alcançaram 97 milhões de euros, mais 16% face ao período homólogo, segundo dados da consultora Nielsen. Em volume, as vendas subiram 9%. As marcas de fabricante lideram e aumentaram a quota de mercado em 26% no período em análise. Um total de 77% dos lares compra a categoria e despende €3,70 em cada visita à loja.
Vegetais
Os vegetais ocupam o quarto lugar do ranking de venda de congelados no retalho alimentar em Portugal. No último ano, as venda subiram 6% para 72,3 milhões de euros. As marcas próprias dominam e conseguiram aumentar em 6% a quota de mercado no período analisado pela Nielsen. Iglo, Pescanova, Mccain, Bonduelle e Frip, são, respectivamente, as marcas líderes em valor desta categoria comprada por 84% dos lares.
Marisco
As vendas de marisco congelado aumentaram 2% para 67, 6 milhões de euros. As marcas de fabricante lideram com 53% de quota. Mas, as marcas próprias estão a crescer e respondem por 47% de quota de mercado. Pescanova, Brasmar, Mar Ibérica, Gelpeixe e Ibertejo são, respectivamente, as marcas líderes em valor, no retalho alimentar. Esta categoria é a quinta no ranking de vendas de congelados e é comprada por 64% dos lares nacionais. No último ano, os portugueses compraram quatro vezes marisco e gastaram €5,03 por cada visita à loja.
Refeições congeladas
As refeições congeladas perderam 10% das vendas em volume no último ano, revelam os últimos dados da Nielsen. As marcas da distribuição perderam 14% de quota de mercado mas permanecem na liderança com uma participação de 57%. Por outro lado, as marcas de fabricante aumentaram a quota de mercado, para um total de 43%. Ristorante, Buitoni, Iglo, Casa di Mamma e Tradizionale, são, respectivamente, as marcas líderes em valor. É a sexta categoria no ranking de vendas de congelados em Portugal.
Legumes refrigerados
A Vitacress é a marca líder desta categoria que, no último ano, alcançou um volume de negócios de 46,3 milhões de euros, mais 5% face ao período homólogo. As marcas próprias dominam com 81% de quota (+7%) e os fabricantes perdem 2% de participação do período analisado pela consultora. Florette, Vegidata, Azariel e Prontissimo, constituem, respectivamente, as marcas mais fortes, logo a seguir à Vitacress. A categoria de menor dimensão no mercado dos congelados é comprada por 54% dos lares portugueses. Mais de 46% das vendas dizem respeito a saladas.