Viborel aposta em gin centenário
A Hayman’s chegou a Portugal no final do ano passado pela mão da Viborel. Pedro Rocha, marketing manager, revela a estratégia da nova marca de gin para alcançar o TOP 5 nacional

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Entrevista a Pedro Rocha, marketing manager da Viborel
O gin Hayman’s é feito a partir de uma receita familiar com 150 anos e reflecte a crença de que o estilo tradicional de destilação é o que melhor incorpora o espírito do ‘London Dry gin’. É uma bebida espirituosa 100% feita a partir de cereais puros, que, juntamente com uma mistura única de botânicos, é destilada cinco vezes para obter um gin “complexo, intenso e equilibrado no final”.
O Gin Hayman’s chegou a Portugal, em Novembro, pela mão da Viborel. Que balanço faz dos primeiros meses?
Seis meses volvidos depois do lançamento do gin Hayman’s em Portugal podemos assegurar que a marca se está a revelar um verdadeiro sucesso. Em Portugal, desde Novembro, a marca está a revelar-se para nós também um verdadeiro ‘case studie’, com a subida contínua de vendas desde o seu lançamento. Salientamos também que tem havido uma grande aposta na participação em eventos que, sem dúvida, conferem à marca ainda mais glamour, como foi o caso das edições do Gin Tasting (no Porto, Leiria e mais recentemente em Lisboa), o Lisbon Bar Show, e a participação no espaço VIP em dois grandes momentos de 2014, o Portugal Open e o Rock in Rio. Todos eles fortíssimas acções de activação da marca junto do consumidor final e do mundo profissional.
O que diferencia o Gin Hayman’s dos concorrentes em Portugal? O que traz de novo ao mercado?
A variedade que a Hayman’s apresenta não encontra paralelo em Portugal. Temos uma linha de cinco variedades de gin: Hayman’s London Dry Gin, Old Tom Gin, 1850 Reserve, Sloe Gin e um original licor de gin, sendo a Hayman’s a única marca que tem em exclusivo esta última bebida.
Qual o posicionamento da marca?
A marca Hayman’s tem um posicionamento premium.
Que estratégias delinearam para a marca em 2014?
Para 2014, delineámos a formalização da distribuição numérica e ponderada, ao alargar e aumentar o nicho de distribuidores. Vamos estar presentes em feiras de gin, em Lisboa, Leiria e Porto.
Temos equipas internas de apresentação da marca, e queremos também este ano levar a cabo, a nível nacional, um concurso de montras de gin Hayman’s, em garrafeiras, bares e restaurantes.
Importa referir que estas estratégias foram iniciadas em 2013, com um gin ‘tasting’ exclusivo para jornalistas, de gin Hayman’s com sushi, que nos permitiu alargar o conceito da introdução desta nova tendência no consumidor nacional, ao fazer esta fusão entre dois produtos tão díspares, mas ao mesmo tempo complementares.
Trabalham outras marcas?
Estamos a trabalhar a marca Hayman’s a título exclusivo, não contamos alargar a mais nenhuma marca de gin. Além disso, a marca tem um excelente portefólio, bastante abrangente.
Como se define o consumidor da marca?
É um cliente premium, experiente, que sabe o que quer. Não é de uma faixa etária muito jovem. É mais maduro e trendy, gosta de voltar a experimentar o gin, neste novo conceito, com a utilização de botânicos e num copo totalmente diferente, que marca pela originalidade e chama a atenção.
É um cliente que já foi cliente de gin, que mudou quando este deixou de ser “apetecível” e volta agora a beber, nesta nova forma revisitada e revitalizada, mesmo, num ritual que também agrada a quem serve, com a utilização do medidor, colher de bar e muito gelo.
Quais os objetivos e desafios da marca em 2014?
Colocar a marca no TOP5 nacional, uma vez que o gin Hayman’s venceu duas medalhas de ouro, na categoria de melhor gin, na 14ª edição da San Francisco World Spirits Competition, uma das maiores competições do mundo.