Equipamentos vendidos online não têm informação energética
Ao contrário dos estabelecimentos físicos, as lojas online não cumprem a obrigação de informar sobre comportamento energético dos equipamentos
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Rita Gonçalves
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A maior parte das lojas online não cumpre a obrigação de informar sobre o comportamento energético dos equipamentos eléctricos, ao contrário dos estabelecimentos físicos que seguem as regras em 74% dos casos, alertou a Quercus.
A associação de defesa do ambiente, que executa o projecto europeu MarketWatch em Portugal, visitou 10 lojas online e 10 lojas físicas, na área de Lisboa, e detectou incumprimento em 97% dos produtos vendidos através da internet, nas etiquetas que devem fornecer dados sobre o consumo de electricidade e a eficiência energética.
Nas lojas online, “apenas 3% dos produtos à venda cumprem os requisitos de rotulagem energética, embora em 83% dos casos parte da informação a disponibilizar esteja presente”. Já nos estabelecimentos comerciais físicos a situação é diferente: “74% cumpre as regras, ou seja, três em cada quatro produtos apresentavam a etiqueta energética de acordo com a legislação”.
A categoria de aparelhos de armazenagem de vinhos é aquela a apresentar o nível de conformidade mais baixo, seguida pelos televisores (nas lojas online) e pelos aparelhos de ar condicionado (nas lojas físicas).
A Quercus esclarece que a maioria das lojas de venda online visitadas pertencem a grandes cadeias de retalhistas e as lojas físicas estão nas categorias de lojas de mobiliário, “faça você mesmo” e Cash&Carry, uma escolha que se baseou nos resultados obtidos em acções anteriormente desenvolvidas.
Foram analisados quase 3.000 produtos, como aparelhos de refrigeração (incluindo os de armazenamento de vinhos), televisores, máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar louça, secadores de roupa, aparelhos de ar condicionado e fornos eléctricos, além de cerca de 20.000 lâmpadas e luminárias.
Com Lusa