Comércio luso-chinês volta a crescer
As exportações portuguesas para a China cresceram 8,78% nos primeiros dois meses do ano
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
As exportações portuguesas para a China cresceram 8,78% nos primeiros dois meses do ano, para 200 milhões de dólares (144,8 milhões de euros) contrariando a queda de 10% em 2013, indicam estatísticas oficiais chinesas divulgadas pela Lusa.
“É uma tendência claramente positiva, mas temos de estar conscientes que a qualidade das nossas relações comerciais não pode ser avaliada através de um curto período de tempo”, comentou à agência Lusa o embaixador de Portugal na China, Jorge Torres-Pereira. “O que interessa é manter essa tendência”, acrescentou.
Pelas contas da Administração-Geral das Alfandegas chinesas, em Janeiro e Fevereiro de 2014, o comércio luso-chinês aumentou 13,9% em relação a igual período de 2013, para 628 milhões de dólares (454,8 milhões de euros, com um saldo que se mantém largamente favorável à China).
As exportações chinesas para Portugal aumentaram 16,46% em relação a Janeiro e Fevereiro de 2013, somando 427,8 milhões de dólares (310 milhões de euros).
Entre os países de língua portuguesa, o Brasil continua a ser o maior parceiro da China, seguido de Angola, e em ambos os casos, o comércio registou um crescimento de dois dígitos nos primeiros dois meses de 2014.
As exportações portuguesas para a China caíram 10% em 2013, devido sobretudo à diminuição das vendas de veículos, que registaram uma redução de 75%.
Com Lusa