QR Code. Sabia que…
A Netsonda levou a cabo um estudo de opinião sobre a utilização de QR Codes junto dos portugueses. Conheça as principais conclusões

Rita Gonçalves
Douro Wine City celebra o vinho e a tradição durante quatro dias no Peso da Régua
Retail Mind reforça presença no setor do lazer
Quinta da Vacaria propõe dois vinhos monocasta irreverentes para o verão
Still promove Open Day com foco em automação acessível e segurança na intralogística
Logifrio reforça aposta em energia renovável com novos projetos fotovoltaicos
QSP SUMMIT 2025 reúne líderes globais para debater os novos motores estratégicos
FIPA vai debater os desafios da indústria alimentar e das bebidas
Queijo Serra da Estrela é candidato a Património Cultural e Imaterial da Humanidade
La Casera traz novos sabores e opções sem álcool
Aldi inaugura primeira loja em Ílhavo
A Netsonda levou a cabo um estudo de opinião sobre o conhecimento e a utilização de QR Codes pelos consumidores portugueses. Conheça as principais conclusões.
– 94% dos portugueses refere já ter visto um QR Code. Desses, quase 70% declara saber o que é um QR Code, enquanto 25% da amostra total já viu um QR Code mas refere não saber do que se trata.
– Quando questionados de forma espontânea sobre o que pensam ser um QR Code, 32% dos portugueses refere tratar-se de um código de reconhecimento digital lido por telemóvel, 32% refere que é um código que dá acesso a um site de uma marca ou de um produto e cerca de 23% refere que é um código de barras/identificação de um produto.
– 30% dos entrevistados refere que o código deverá conduzir os consumidores a informação sobre o produto, as suas características e preço. 18% refere que espera encontrar nos QR Codes acções de promoção/publicidade.
– Mais de metade (55%) dos inquiridos que indicaram conhecer QR Codes refere que nunca os utilizaram.
– Dos inquiridos que referem conhecer QR Codes, 9% indica que usou uma vez apenas, e 37% mais do que uma vez.
– Dos inquiridos que referem já ter utilizado QR Codes, 66% indica que o que mais gosta de encontrar nesses códigos é “detalhes sobre o produto”, seguido de “promoções” (47%) e “link para o site da marca” (40%).
– Os inquiridos que indicam conhecer QR Codes apesar de nunca os terem utilizado, referem como principais razões da sua não utilização os factos de “não ter smartphone” (49%) e de “não saber como usar” (18%).
– 80% do total de inquiridos “concorda” ou “concorda totalmente” que uma marca que utiliza este tipo de códigos é uma marca “inovadora”, 57% “concorda” “ou concorda totalmente” que é uma marca que se “preocupa com o consumidor”, e 50% “concorda” ou “concorda totalmente” que estes códigos atribuem credibilidade a uma marca
Ficha Técnica
A recolha de informação decorreu entre 23 e 29 de Janeiro de 2014, tendo sido realizada online através do Painel Netsonda, constituído por mais de 145 mil participantes, registados voluntariamente desde o ano 2000, através de campanhas de recrutamento diversificadas. Margem de Erro de +/-5,48%, para um Intervalo de Confiança de 95%.