QR Code. Sabia que…
A Netsonda levou a cabo um estudo de opinião sobre a utilização de QR Codes junto dos portugueses. Conheça as principais conclusões

Rita Gonçalves
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
A Netsonda levou a cabo um estudo de opinião sobre o conhecimento e a utilização de QR Codes pelos consumidores portugueses. Conheça as principais conclusões.
– 94% dos portugueses refere já ter visto um QR Code. Desses, quase 70% declara saber o que é um QR Code, enquanto 25% da amostra total já viu um QR Code mas refere não saber do que se trata.
– Quando questionados de forma espontânea sobre o que pensam ser um QR Code, 32% dos portugueses refere tratar-se de um código de reconhecimento digital lido por telemóvel, 32% refere que é um código que dá acesso a um site de uma marca ou de um produto e cerca de 23% refere que é um código de barras/identificação de um produto.
– 30% dos entrevistados refere que o código deverá conduzir os consumidores a informação sobre o produto, as suas características e preço. 18% refere que espera encontrar nos QR Codes acções de promoção/publicidade.
– Mais de metade (55%) dos inquiridos que indicaram conhecer QR Codes refere que nunca os utilizaram.
– Dos inquiridos que referem conhecer QR Codes, 9% indica que usou uma vez apenas, e 37% mais do que uma vez.
– Dos inquiridos que referem já ter utilizado QR Codes, 66% indica que o que mais gosta de encontrar nesses códigos é “detalhes sobre o produto”, seguido de “promoções” (47%) e “link para o site da marca” (40%).
– Os inquiridos que indicam conhecer QR Codes apesar de nunca os terem utilizado, referem como principais razões da sua não utilização os factos de “não ter smartphone” (49%) e de “não saber como usar” (18%).
– 80% do total de inquiridos “concorda” ou “concorda totalmente” que uma marca que utiliza este tipo de códigos é uma marca “inovadora”, 57% “concorda” “ou concorda totalmente” que é uma marca que se “preocupa com o consumidor”, e 50% “concorda” ou “concorda totalmente” que estes códigos atribuem credibilidade a uma marca
Ficha Técnica
A recolha de informação decorreu entre 23 e 29 de Janeiro de 2014, tendo sido realizada online através do Painel Netsonda, constituído por mais de 145 mil participantes, registados voluntariamente desde o ano 2000, através de campanhas de recrutamento diversificadas. Margem de Erro de +/-5,48%, para um Intervalo de Confiança de 95%.