Turismo dinamiza retalho de luxo em Portugal
O consumo de bens de luxo vai aumentar em todos os sectores em 2014, revela um estudo da consultora Cushman&Wakefield
Rita Gonçalves
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As marcas de luxo no sector da moda têm apresentado um melhor desempenho quando comparadas com a performance das restantes marcas, revela o estudo “Fashion and Luxury Insight”, citado no último Business Briefing – Comércio de Luxo Porto e Lisboa, da consultora Cushman&Wakefield.
Em 2012, as vendas médias das marcas de luxo aumentaram 16,3% e registaram um retorno do investimento de 20,6%, enquanto as marcas de outros segmentos alcançaram uma subida de 5,7% nas vendas e um retorno de 13,6%.
Apesar do actual contexto económico em Portugal, as marcas de luxo foram as menos afectadas pela diminuição do orçamento das famílias. Este desempenho deve-se à “boa performance do sector do turismo, responsável por uma parte significativa das vendas deste segmento e o maior dinamismo no comércio de rua em Lisboa e no Porto, revela o estudo.
Em Lisboa, as marcas de luxo localizam-se sobretudo na Avenida da Liberdade, mas também na Rua Castilho e no Chiado. Estas marcas têm cerca de 7 mil metros quadrados de área de venda nestas três zonas.
No Porto, por sua vez, a oferta deste tipo de comércio concentra-se na Avenida da Boavista. No total, estes retalhistas operam 2.900 metros quadrados de área de venda.
Segundo o estudo Altagamma Consensus 2014, o consumo de bens de luxo vai aumentar em todos os sectores ao longo deste ano, mas especialmente na área do calçado e acessórios e ourivesaria e relógios.
Estas marcas vão continuar a apostar na presença online. De acordo com a Bain&Company, as vendas através do canal electrónico deverão aumentar 28% em 2013 para 10 mil milhões de euros.