Jerónimo Martins cresce 11% em 2013
As vendas consolidadas do grupo Jerónimo Martins atingiram os 11,8 mil milhões de euros, mais 11% face a 2012
Rita Gonçalves
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As vendas consolidadas do grupo Jerónimo Martins atingiram os 11,8 mil milhões de euros, mais 11% face a 2012.
“O crescimento de vendas foi atingido através do aumento do número de lojas e do crescimento de 3,5% das vendas ‘like-for-like'” (vendas das lojas que operaram sob as mesmas condições nos dois períodos), revela um comunicado da dona da cadeia de supermercados Pingo Doce em Portugal.
“O sólido aumento das vendas ‘like-for-like’ resultou do forte crescimento de volumes uma vez que a inflação registada no cabaz esteve substancialmente abaixo dos níveis registados em anos anteriores”.
Em Portugal, as vendas do Pingo Doce cresceram 3,9% para os 3,2 mil milhões de euros. “As vendas do Pingo Doce cresceram em resultado do reforço continuado da sua competitividade de preço e das atractivas promoções para o consumidor”.
A cadeia de supermercados do grupo na Polónia, a Biedronka, vendeu 7,7 mil milhões de euros no mesmo período e cresceu 15%. “O crescimento de vendas ‘like-for-like’ deveu-se ao aumento de 4,2% das vendas e à execução do plano de expansão que levou à abertura de 280 novas lojas”.
As vendas da Recheio, por sua vez, cresceram 1,7% para os 805 milhões de euros e os novos negócios Ara (cadeia de supermercados colombiana) e Hebe (rede polaca de drogarias) atingiram os 80 milhões de euros de vendas. Com vendas de 80 milhões de euros, a Ara inaugurou 36 lojas entre Março e Dezembro e a Hebe 36 novas lojas no último ano”.