Pesticida em congelados intoxica 900 pessoas no Japão
Mais de 900 pessoas no Japão tiveram problemas de saúde depois de consumir produtos congelados contaminados com um pesticida

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Mais de 900 pessoas no Japão tiveram problemas de saúde depois de consumir produtos congelados contaminados com um pesticida, revelou a agência Kyodo.
As intoxicações foram conhecidas depois da empresa japonesa Aqlifoods anunciar, no final de Dezembro, a retirada do mercado de um lote de 6,3 milhões de alimentos congelados contaminados com um insecticida utilizado como antídoto contra piolhos.
Vómitos, diarreia e dores intestinais, foram alguns dos sintomas mais comuns entre o grupo de consumidores que se queixou depois de ter ingerido pizzas, croquetes e outros produtos congelados processados pela Aqlifoods, subsidiária do gigante dos congelados Maruha Nichiro.
Mas, as campainhas do alarme soaram antes, em Novembro, quando vários consumidores denunciaram o mau odor dos produtos.
A policia nipónica pôs em marcha uma investigação e suspeita que o pesticida tenha sido misturado com a comida de forma intencional, já que esta é uma substância que não é regra geral utilizada numa fabrica de congelados e estava patente nos alimentos em doses muito elevadas.
A maior concentração do pesticida deu-se num pacote de croquetes congelados vendidos na província de Aichi (centro do país) que continha uma dose 2,6 milhões de vezes maior do que o permitido por lei.
A empresa recebeu até hoje 460.000 reclamações desde que rebentou o escândalo e conseguiu retirar um total de1,1 milhões de embalagens de comida congelada.