A lista de Natal dos portugueses no Twitter
Os portugueses postaram quase três mil tweets na rede social do pássaro azul a expressar os seus desejos de Natal
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Há pedidos para todos os gostos: telemóveis, chocolates e há até que deseje um F.C. Porto a praticar futebol como nos anos anteriores.
A tradição já não é o que era. Em vez de endereçarem uma carta com a lista de desejos ao Pai Natal, os portugueses estão a optar por partilhar a ‘wish list’ para a quadra natalícia nas redes sociais. Um estudo da E.Life Portugal – especialista em Inteligência de Mercado e gestão do relacionamento nas redes sociais – mostra que, apenas nas últimas quatro semanas, 2.150 internautas portugueses postaram quase três mil tweets na rede social do pássaro azul a expressar os seus desejos de Natal.
Da lista, constam desejos para todos os gostos e feitios, como sempre uns mais facilmente realizáveis do que outros. Há quem se limite a pedir que os pais sejam brandos no castigo a aplicar depois de tomarem conhecimentos das notas escolares e quem deseje um F.C. Porto a praticar futebol como nos anos anteriores.
Apenas15% dos tweets referem bens materiais. Dos 433 internautas que não escondem a vontade de desembrulhar um presente, quase metade (45%) gostaria de receber bens electrónicos. O iPhone encabeça esta lista, reunindo 23% das preferências.
Chocolates mais desejados que dinheiro
Apesar do período de crise, apenas 4,9% dos internautas pretende receber dinheiro. Por sua vez, os chocolates são referidos por 9,5%.
O estudo demonstra que 1 de Dezembro foi o dia em que o Twitter registou maior número de posts sob a forma de carta de Natal. Ao todo, foram 259 tweets, um registo que apenas teve paralelo a 8 de Dezembro (237 posts). Resta a esperança de que o velhinho de barbas brancas tenha conta no Twitter para poder atender o extenso e variado leque de pedidos remetidos através desta rede social.
Ficha Técnica
Estudo “realizado entre 14 de Novembro e 11 de Dezembro pela E.Life. Teve por base a monitorização e análise de todos os posts publicados pelos utilizadores portugueses no Twitter que expressam os seus desejos para o Natal. Ao todo, foram detectados e analisados 2.926 tweets, publicados por 2.150 internautas, com base nos seguintes termos de busca: “Natal” + “gostava que me dessem/desses/desse” ou “gostava que me oferecessem/ oferecesse/oferecesses” ou “presente” ou “receber” ou “ter” ou “pedir ao pai natal”.