Tendências no supermercado em 2014
Conheça as principais tendências de consumo nos supermercados no próximo ano

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Cada vez mais acessível, a tecnologia móvel continua a crescer impulsionada pela procura, por parte do consumidor, de maior transparência, conveniência e acesso fácil e rápido a propostas sociais.
Esta tendência não é alheia à “maturidade económica dos jovens adultos e da cada vez maior procura, por parte das mulheres independentes, de produtos saudáveis e acessíveis”, revela um estudo espanhol realizado junto de 110.000 consumidores. Saiba mais.
1. Novo packaging
A tecnologia oferece acesso fácil à informação e, logo, poupança de tempo. Há terreno para explorar os códigos QR que vão evoluir para “apps” de realidade aumentada e tecnología bluetooth e NFC, revela o estudo.
2. Jovens adultos
Os retalhista devem também estar atentos à emancipação económica dos jovens adultos – sobretudo à sua ligação com as redes sociais – que têm vindo a revolucionar a forma como as marcas interagem com os consumidores: não são as marcas que dizem o que fazer, os consumidores hoje fazem parte desse processo, aconselha o estudo. Estes consumidores estão a formar as suas próprias familias e é preciso estar atento ao comportamento de consumo destes novos lares. Cada vez mais de cozinha em casa e, segundo algumas previsões, nos próximos anos, as ventas em restaurantes vão continuar em queda.
3. Mulheres independentes
São mulheres, a partir dos 27 anos, que vivem sozinhas e não têm filhos. Segundo os últimos estudos, estas mulheres sentem “grande afecto” pelas marcas e têm preferência por pratos preparados com ingredientes frescos de elevada qualidade.
Snacks saudáveis, iniciativas locais de solidariedade para atrair o consumidor, maior atenção aos pequenos-almoços e “sabores do Mundo” em casa, são mais tendências no grande consumo a não perder de vista em 2014.