Tendências no supermercado em 2014
Conheça as principais tendências de consumo nos supermercados no próximo ano

Rita Gonçalves
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
Cada vez mais acessível, a tecnologia móvel continua a crescer impulsionada pela procura, por parte do consumidor, de maior transparência, conveniência e acesso fácil e rápido a propostas sociais.
Esta tendência não é alheia à “maturidade económica dos jovens adultos e da cada vez maior procura, por parte das mulheres independentes, de produtos saudáveis e acessíveis”, revela um estudo espanhol realizado junto de 110.000 consumidores. Saiba mais.
1. Novo packaging
A tecnologia oferece acesso fácil à informação e, logo, poupança de tempo. Há terreno para explorar os códigos QR que vão evoluir para “apps” de realidade aumentada e tecnología bluetooth e NFC, revela o estudo.
2. Jovens adultos
Os retalhista devem também estar atentos à emancipação económica dos jovens adultos – sobretudo à sua ligação com as redes sociais – que têm vindo a revolucionar a forma como as marcas interagem com os consumidores: não são as marcas que dizem o que fazer, os consumidores hoje fazem parte desse processo, aconselha o estudo. Estes consumidores estão a formar as suas próprias familias e é preciso estar atento ao comportamento de consumo destes novos lares. Cada vez mais de cozinha em casa e, segundo algumas previsões, nos próximos anos, as ventas em restaurantes vão continuar em queda.
3. Mulheres independentes
São mulheres, a partir dos 27 anos, que vivem sozinhas e não têm filhos. Segundo os últimos estudos, estas mulheres sentem “grande afecto” pelas marcas e têm preferência por pratos preparados com ingredientes frescos de elevada qualidade.
Snacks saudáveis, iniciativas locais de solidariedade para atrair o consumidor, maior atenção aos pequenos-almoços e “sabores do Mundo” em casa, são mais tendências no grande consumo a não perder de vista em 2014.