Trabalho temporário: 6 razões para deixar os recursos humanos nas mãos de especialistas, por José Pinote (a7TT)
José Pinote, CEO da a7TT, enumera seis “boas” razões para deixar os recursos humanos da sua empresa nas mãos de especialistas

Rita Gonçalves
Tetra Pak e Schoeller Allibert desenvolvem embalagens logísticas feitas a partir de embalagens de cartão para bebidas recicladas
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais
Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses
Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas
Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Cada vez mais as empresas procuram adoptar estratégias que lhes permitam dedicar-se em exclusivo ao seu core business, sem distracções. Já diz o ditado popular que “quem foi ao mar…perdeu o lugar” e hoje em dia a situação económica está a puxar muitas empresas para baixo da “linha de água”. Quem não concentrar toda a sua energia no negócio não vai conseguir ultrapassar as dificuldades e ficar à tona.
As empresas de Trabalho Temporário (TT) devem apresentar-se como a resposta para a estratégia de empresas que estejam a recrutar – mostrando que o trabalho temporário é mais benéfico que a contratação directa -, ou estejam a reduzir os seus recursos, evidenciando que o trabalho temporário permite-lhes adaptar a empresa de uma forma mais rápida por forma a fazer face à demanda que estes vão ter a nível de mão-de-obra.
6 boas razões para deixar os recursos humanos nas mãos de especialistas:
1. Redução dos custos fixos da empresa – Através do recurso ao TT, as empresas visam evitar custos fixos e excesso de mão-de-obra em períodos de menor produção.
2. Maior flexibilidade contratual – Através do TT, as empresas não têm obrigatoriamente de se comprometer com um prazo fixo de trabalho com o colaborador. Esta flexibilidade vai permitir alocar o recurso certo, de acordo com as suas necessidades.
3. Melhor resposta a picos de trabalho, projectos temporários ou ajuste de equipa por baixa médica e férias – A contratação de colaboradores para situações em que o trabalho exceda as capacidades da sua equipa é facilitado através de empresas de TT. A flexibilidade na contratação, a possibilidade de contratar trabalhadores qualificados e imediatamente produtivos, fazem com que possa contratar num curto espaço de tempo, sem perder competitividade.
4. Redução do processamento salarial – Pare de perder tempo a processar salários um a um. Esse é o trabalho das empresas especialistas em recrutamento e selecção. A empresa recebe apenas uma factura de prestação de serviços, sendo todo o processamento salarial responsabilidade da empresa de TT.
5. Libertação de tarefas e obrigações legais – A burocracia é uma dor de cabeça para todas as empresas. Deixe de se preocupar com a que está relacionada com a sua força laboral, porque esse – uma vez mais – é o nosso trabalho.
6. Gestão de medicina no trabalho e acidentes laborais – Possuímos acordos com as melhores empresas na área de medicina e segurança do trabalho, assegurando todas estas obrigações dos funcionários que são colocados na empresa.
As empresas de TT devem comprometer-se a exercer a sua actividade num quadro de equilíbrio de desenvolvimento sustentável, visando estabelecer e manter um elevado padrão nas áreas de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho (HSST), de modo a minimizar os riscos de acidente e doença dos seus colaboradores.
*A a7TT é uma empresa de trabalho temporário com várias certificações (Higiene, Saúde, Segurança e Qualidade) e valências em áreas como Gestão, Cedência de Recursos em Outsourcing e em Regime de Trabalho Temporário, e Field Marketing. Saiba mais em a7tt.pt