Accionista da Jerónimo Martins propõe Pedro Soares dos Santos para presidente
A Sociedade Francisco Manuel dos Santos propõe Pedro Soares dos Santos para presidente do conselho de administração da Jerónimo Martins

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Sociedade Francisco Manuel dos Santos, accionista da Jerónimo Martins, anunciou que vai propor Pedro Soares dos Santos, actual administrador-delegado da empresa, para presidente do conselho de administração.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sociedade Francisco Manuel dos Santos propõe que na próxima assembleia-geral de accionistas da Jerónimo Martins, convocada para 18 de Dezembro, seja deliberado nomear “Pedro Manuel de Castro Soares dos Santos para presidente do conselho de administração” do grupo “até ao termo do corrente mandato deste órgão social”.
Pedro Soares dos Santos é, assim, o nome proposto, de acordo com o ponto 2 da ordem de trabalhos da assembleia, para substituir o pai, Alexandre Soares dos Santos, no cargo de presidente do conselho de administração do grupo.
A 24 de Setembro, Alexandre Soares dos Santos anunciou o pedido de renúncia do cargo, considerando “ter chegado ao fim a trajectória” que tinha iniciado há 45 anos.
Na altura, Alexandre Soares dos Santos explicou que depois de sair do cargo pretende dedicar-se à presidência do conselho de administração da sociedade Francisco Manuel dos Santos e da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A Sociedade Francisco Manuel dos Santos refere que “considerando o percurso profissional, experiência e contributo relevante que tem dado à Jerónimo Martins SGPS desde 2010 na qualidade de seu administrador-delegado”, o accionista “entende que [Pedro Soares dos Santos] é a pessoa indicada para, agora, desempenhar as funções de presidente do conselho de administração” do grupo.
O accionista, no ponto 1 da ordem de trabalhos, propõe que o conselho de administração passe a contar com nove administradores, tendo em conta “o desaparecimento de António Borges e a recente renúncia do presidente do conselho de administração”, Alexandre Soares dos Santos.
O conselho de administração tinha sido eleito na assembleia-geral anual, realizada a 10 de Abril, e contava com 11 elementos.
Com Lusa