O que pode o ‘Business Intelligence’ oferecer à Distribuição
Depois de expandir a actividade a novas cidades, a Arcol sentiu necessidade de adoptar um plano de ‘Business Intelligence’. Saiba o que mudou no negócio da ‘cash & carry’ portuguesa
Rita Gonçalves
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Quando, em 2012, a ‘cash & carry’ portuguesa Arcol abriu duas lojas, em Faro e Lisboa, logo percebeu que o sistema de informação da empresa era insuficiente para fazer face aos novos desafios da empresa familiar com mais de 60 anos.
De forma a conseguir dar respostas mais rápidas, a empresa de Guimarães decidiu adoptar um plano de Business Intelligence (o QlikTech – com a ajuda da Infos) para passar a ter informação ao minuto sobre o negócio nas três áreas geográficas (Guimarães, Lisboa e Faro) onde opera – vendas, margem, encomendas, stock, visitas às lojas e categorias mais compradas, entre muitos outros indicadores, revela Rui Guedes, responsável da Arcol.
A empresa reconhece que antes de implementar o projecto de Business Intelligence (BI) tinha estes dados espalhados por diversas folhas de Excel, mas “demorava 30 vezes mais tempo a ter acesso à informação e a tomar as decisões”.
A solução permite visualizar e analisar, numa única plataforma, informação proveniente de múltiplas fontes, assim como efectuar análises rápidas para tomar decisões fundamentadas, partilhar automaticamente a informação com a organização e aceder aos dados a partir de qualquer dispositivo.
“Sentimos necessidade de saber o que está a acontecer em todo o lado. Sabemos agora rapidamente em que áreas geográficas os nossos vendedores estão a actuar, quantos clientes têm por zona, podemos fazer a comparação com anos anteriores e tomar rapidamente medidas de gestão para corrigir”.
Com os negócios a sofrer mutações constantes, é indispensável conhecer as implicações dessas transformações na actividade. “Sabemos que, nesta altura, estamos a ganhar quota nos restaurantes, cafés e quiosques, por exemplo, e a perder vendas em algumas categorias, como bazar e DPH, junto dos armazenistas. É preciso saber porquê. É um problema de preço, de fornecedor, ruptura de stock ou do tempo de resposta?”.
As promoções, tão na moda actualmente, também podem ser analisadas ao minuto através do sistema de BI. “Sabemos rapidamente os artigos em promoção mais vendidos e temos ferramentas para corrigir rapidamente o que não está a correr como previsto”.
A Arcol tem actualmente 5 pessoas a trabalhar no projecto de BI, nomeadamente os “directores de loja”, para quem esta “ferramenta é indispensável”, e está a alargar o sistema à área comercial.