Marcas da distribuição lideram categoria de massas
Os portugueses são considerados grandes apreciadores de massa e marcam presença no ranking dos 20 principais consumidores do Mundo

Rita Gonçalves
Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa
Programa da Água Serra da Estrela quer proteger a água e regenerar a serra
Logifrio recebe estrela Lean & Green pela estratégia de sustentabilidade
Dubai Chocolate Delight é a nova bebida das lojas Delta Coffee House Experience
Absorvit lança nova campanha dedicada ao desporto e reforça benefícios do magnésio
O futuro do retalho vai estar em debate no APCC Summit 2025
Macieira Cream Caramelo Salgado está de volta
Lidl abre em Portugal o seu primeiro Centro de Inovação e Cooperação a nível mundial
Oliveira da Serra lança garrafa sem rótulo
Vinho do Porto está em destaque no Port Wine Experience
Os portugueses são considerados grandes apreciadores de massa, estando na tabela dos 20 principais consumidores, com 6,6 kg per capita anuais.
A Marktest Retail realizou um estudo sobre a categoria, tendo como base a medição do espaço de linear.
O estudo regista um aumento do espaço de linear ocupado pela marca própria (26,70% para 27,87%) e Milaneza (21,77% para 23,18%).
No segmento de esparguete também é a marca própria que regista um maior aumento de ‘share of shelf’ face a 2012.
No universo total de massas e comparando apenas as marcas de fabricante, a marca Nacional apresenta o maior aumento de quota de espaço de linear (1,19p.p.).
O estudo conclui que as marcas da distribuição têm maior ‘share of shelf’ em todos os canais, com especial destaque nos Discount (81,95%). Enquanto no canal Hiper, destaca-se a quota de espaço para Outras Marcas (23,24%).
“A Milaneza regista uma maior quota de espaço de linear no canal super (28,09%). Curiosamente, a Nacional detém um maior ‘share of space’ do que Garofalo nas lojas hiper, mas quando analisado o canal super a situação inverte-se”, sublinha o estudo.
Quando analisado o ‘share of shelf’ das marcas no segmento de esparguete, as marcas da distribuição continuam a ter maior quota de espaço de linear em todos os canais. No entanto, a principal diferença verifica-se na Milaneza que apresenta um ‘share of shelf’ muito idêntico em hiper e super (22,30% vs 22,27%) no segmento esparguete.
Também a Nacional regista um aumento da sua quota de espaço quando analisado o segmento de esparguete isoladamente. Apenas as marcas da distribuição, Milaneza e Caçarola estão presente em todos os canais.
Considerando a quota de espaço de linear de marcas de esparguete por insígnias, mais uma vez, é a marca própria que apresenta valores mais elevados na generalidade das insígnias, à excepção de Milaneza que regista um maior ‘share of shelf’ nas lojas E.Leclerc (23,87%), Jumbo (23,10%) e Pão de Açúcar (29,88%).