Ana Garcia Bordalo, Consultora Sénior Page Personnel
Como recrutar um director de loja?, por Ana Bordalo (Page Personnel Retail)
O que se procura no perfil de um Director de Loja? Quais as expectativas no desempenho na função? Ana Ana Garcia Bordalo, Consultora Sénior Page Personnel Retail, dá as respostas
Rita Gonçalves
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Por Ana Garcia Bordalo, Consultora Sénior Page Personnel Retail
Recrutar um Director de Loja, nos dias de hoje, significa encontrar o representante da marca que irá gerir múltiplas áreas dentro de um espaço, como se de uma pequena empresa se tratasse.
Há muito tempo que temos vindo a notar uma crescente preocupação por parte das estruturas de Retalho em encontrar o perfil ideal para a posição de Director de Loja. É evidente que esta posição chave é a cara da empresa para qualquer cliente que se aventure a visitar um ponto de venda, ou mesmo para os seus parceiros e fornecedores com os quais deve existir também uma preocupação em manter um bom relacionamento.
Recrutar um bom Director de Loja significa também expandir o seu talento, dedicação, criatividade e commitment à sua equipa de vendas e, em última análise, todas estas características irão ter um impacto na excelência do serviço ao cliente.
O que se procura no perfil de um Director de Loja?
Em primeiro lugar, e sendo o Director de Loja, a ligação entre a equipa de vendas e a sede, é importante encontrar alguém que consiga entender e viver a filosofia da empresa. A identificação para com a marca, os seus valores e missão, irá fazer com que este profissional seja capaz de transmitir de forma mais directa a cultura e os standards da empresa, desde a sede até às equipas de vendas, assegurando-se que os mesmos são cumpridos da forma mais homogénea possível. O cliente irá sentir assim que em qualquer ponto de venda a sua experiência de compra é a mesma, independentemente do país onde se encontra.
Notamos também a crescente preocupação em encontrar perfis com uma boa capacidade estratégica no que diz respeito à interpretação de resultados e em desenvolver e sugerir novos planos de acção. Cada vez mais as estruturas de retalho estão preparadas para medir e controlar indicadores que permitam medir o comportamento do consumidor. Esta característica faz com que esteja a ser valorizada a formação superior na área de Gestão ou outras áreas relacionadas que permitam igualmente aprender e lidar com ferramentas de gestão e análise.
O conhecimento do produto e do seu mercado concorrente, é uma característica que deve estar presente em qualquer Director de Loja, já que irá funcionar para a melhoria das estratégias de comunicação do produto e assim potenciar as vendas. Estar informado acerca da concorrência faz com que se esteja sempre um passo à frente no que diz respeito às novidades do sector, introdução de novos produtos e estratégias de vendas, promovendo também o aumento dos indicadores associados à fidelização do cliente, conseguindo demonstrar as vantagens e potenciar as características da marca face a produtos semelhantes.
O perfil de um Director de Loja está longe de ser simples, sobretudo por ser um profissional que irá sempre funcionar como o embaixador da marca a todo o momento e terá por isso de dividir a sua atenção entre a exigência dos standards definidos pela sede, a equipa de vendas que terá de liderar funcionando com um exemplo e os seus clientes que deverá fidelizar e manter sempre um serviço de atendimento de excelência
As expectativas de um Director de Loja
Mais de 50% dos candidatos entrevistados no sector de Retalho, que actualmente assumem funções de Direcção de Loja, iniciaram o seu percurso profissional em funções de Vendas. A esperança de um candidato com este perfil, é de iniciar numa empresa multinacional como Vendedor, demonstrar bons resultados e progredir dentro do mesmo ponto de venda até chegar à função de Director, gerindo uma unidade de negócio de forma autónoma na sua totalidade.
O passo seguinte é necessariamente gerir várias unidades de negócio e finalmente alcançar o cargo de District Manager ou Direcção de Retalho. Para isso, há que encontrar empresas que apostem na promoção interna e tenham bons planos de formação delineados, valorizando os recursos humanos internos.