Europa aprova Código de Boas Práticas para cadeia alimentar
Entrou ontem em vigor o Código de Boas Práticas Europeu relativo às relações da cadeia alimentar, entre o sector da distribuição e os seus fornecedores
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Entrou ontem em vigor o Código de Boas Práticas Europeu relativo às relações da cadeia alimentar, entre o sector da distribuição e os seus fornecedores.
Designado “The Supply Chain Iniciative’, o projecto representa um marco histórico nas relações entre os dois sectores, contando com a adesão voluntária de 457 empresas europeias, entre as quais os cinco principais grupos de retalho alimentar em Portugal (Sonae, Jerónimo Martins, Auchan Portugal Hipermercados, Aldi Portugal e Lidl Portugal), revela a APED, Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição.
Unilever, Ferrero, Kellogg, Dan Cake e Coca-Cola, são alguns dos fornecedores que aderiram ao novo código.
Esta iniciativa de auto-regulação define um conjunto de práticas às quais as empresas se comprometem e que serão fiscalizadas através de uma comissão de acompanhamento a nível europeu.
“É nossa expetativa que também em Portugal se consiga concluir um mecanismo de auto-regulação como este que é lançado em Bruxelas. É um assunto que está em discussão no âmbito da PARCA [Plataforma de Acompanhamento das Relações da Cadeia Agro-alimentar]”, destacou Ana Isabel Trigo Morais, diretora-geral da APED, acrescentando que “as cadeias de abastecimento da distribuição (supply chain), que se integram com as cadeias dos fornecedores, interagindo entre si e criando as cadeias de valor modernas, são o cerne da vitalidade do comércio e dos formatos de negócio de maior sucesso no mundo global de hoje”.