Europa aprova Código de Boas Práticas para cadeia alimentar
Entrou ontem em vigor o Código de Boas Práticas Europeu relativo às relações da cadeia alimentar, entre o sector da distribuição e os seus fornecedores

Rita Gonçalves
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Entrou ontem em vigor o Código de Boas Práticas Europeu relativo às relações da cadeia alimentar, entre o sector da distribuição e os seus fornecedores.
Designado “The Supply Chain Iniciative’, o projecto representa um marco histórico nas relações entre os dois sectores, contando com a adesão voluntária de 457 empresas europeias, entre as quais os cinco principais grupos de retalho alimentar em Portugal (Sonae, Jerónimo Martins, Auchan Portugal Hipermercados, Aldi Portugal e Lidl Portugal), revela a APED, Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição.
Unilever, Ferrero, Kellogg, Dan Cake e Coca-Cola, são alguns dos fornecedores que aderiram ao novo código.
Esta iniciativa de auto-regulação define um conjunto de práticas às quais as empresas se comprometem e que serão fiscalizadas através de uma comissão de acompanhamento a nível europeu.
“É nossa expetativa que também em Portugal se consiga concluir um mecanismo de auto-regulação como este que é lançado em Bruxelas. É um assunto que está em discussão no âmbito da PARCA [Plataforma de Acompanhamento das Relações da Cadeia Agro-alimentar]”, destacou Ana Isabel Trigo Morais, diretora-geral da APED, acrescentando que “as cadeias de abastecimento da distribuição (supply chain), que se integram com as cadeias dos fornecedores, interagindo entre si e criando as cadeias de valor modernas, são o cerne da vitalidade do comércio e dos formatos de negócio de maior sucesso no mundo global de hoje”.