Jovem empresa cria cofre digital para guardar facturas
Disponível para consumidores e comerciantes, a nova plataforma promete transformar as facturas, recibos ou talões de compra, em informação digital disponível via web

Rita Gonçalves
Still promove Open Day com foco em automação acessível e segurança na intralogística
Logifrio reforça aposta em energia renovável com novos projetos fotovoltaicos
QSP SUMMIT 2025 reúne líderes globais para debater os novos motores estratégicos
FIPA vai debater os desafios da indústria alimentar e das bebidas
Queijo Serra da Estrela é candidato a Património Cultural e Imaterial da Humanidade
La Casera traz novos sabores e opções sem álcool
Aldi inaugura primeira loja em Ílhavo
Ferrero lança Nutella Plant-Based em Portugal
‘HealthySoil4Life’ abre candidaturas a jovens talentos no campo da agricultura regenerativa
‘Água Por Uma Causa’ da Monchique angaria mais de 65 mil euros
Chama-se PaperVault e está disponível para consumidores e comerciantes.
Esta plataforma, desenvolvida pela Xnfinity, empresa incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, promete transformar as facturas, recibos ou talões de compra, em informação digital disponível via web, simplificando assim o processo pós-venda.
O PaperVault permite às empresas poupanças de 50% nos actuais custos com o processo em papel. O produto apresenta ainda funcionalidades de fidelização de clientes, marketing directo e sistemas de análise de comportamento dos consumidores, onde será possível analisar as tendências de consumo, perfis de compradores e segmentação.
Por outro lado, os consumidores vão obter informação sobre as suas compras de forma centralizada, podendo consultar e arquivar todas as informações através de uma solução digital “gratuita, segura e confidencial”.
As facturas, enviadas directamente pelos comerciantes, podem ser organizadas e catalogadas, para posteriormente o consumidor fazer a gestão das suas despesas. Estas poderão depois ser apresentadas em sede de IRS ou remetidas aos seguros.
Durante a fase de testes, a plataforma foi visitada por habitantes de 33 países diferentes, o que possibilitou já o arranque do processo da internacionalização da plataforma. “O PaperVault é neste momento uma plataforma multi-moeda e multi-língua”, sublinha Orlando Ribas Fernandes, CEO da Xnfinity.
O PaperVault já está a ser utilizado por algumas empresas, entre as quais as tascas gourmet Casa Santo António, no Porto. Estão em curso negociações para a celebração de novos contratos com diferentes empresas, nos mais diversos sectores de actividade.