Dan Cake anuncia plano de viabilização
A fabricante portuguesa de bolachas e biscoitos anunciou um pré-acordo com a banca para ultrapassar as dificuldades financeiras

Rita Gonçalves
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
A Dan Cake, fabricante portuguesa de bolachas e biscoitos, anunciou um pré-acordo com quatro instituições bancárias para ultrapassar as dificuldades financeiras e implementar um plano de reestruturação a médio prazo.
O plano de reestruturação e viabilização da empresa prevê optimizar custos e dinamizar as vendas internacionais da empresa, garantindo a manutenção dos 500 postos de trabalho, 90% dos quais afectos às operações fabris, na Póvoa de Santa Iria e em Coimbra.
“Estas dificuldades têm vindo a diminuir a capacidade competitiva da empresa muito embora a mesma sustenha uma viabilidade operacional comprovada e um forte potencial de crescimento”, garante a fabricante em comunicado, acrescentando que “nunca deixou de cumprir os compromissos com os seus colaboradores”.
O pré-acordo “dota a empresa de capacidade para cobrir o défice de tesouraria nos dois próximos anos permitindo durante este período a recuperação das vendas perdidas nos últimos anos, e assegurando a partir dessa data a viabilidade definitiva da empresa”.
O plano de recuperação prevê o congelamento de parte da dívida actual da empresa, e dotará a empresa de novos meios, essenciais à implementação de um plano de reestruturação e crescimento, que será executado por uma nova equipa de gestão.
Este instrumento está disponível em Setembroe a sua utilização condicionada à verificação de condições ainda em definição pelos bancos financiadores.
Esta operação inclui uma linha de financiamento que vai permitir “regularizar dívidas não correntes que se acumularam nos últimos anos junto dos fornecedores da empresa”.
A Dan Cake exporta actualmente 75% da produção.