Iván Baquero, director comercial de Espanha e Portugal
Atrair compradores e não ladrões, por Iván Baquero (Checkpoint)
A Imaginarium reconhece que o ambiente estético das lojas não seduz apenas os compradores e os seus filhos, mas também pode atrair potenciais ladrões e, por isso, reforçou a segurança do ponto de venda

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Por Iván Baquero, director comercial de Espanha e Portugal
A Imaginarium, retalhista líder em produtos de educação infantil e brinquedos, gosta de ser conhecida como “a loja de brinquedos mais bonita do mundo”. Mas a multinacional reconhece que o ambiente estético das suas lojas não seduz apenas os compradores e os seus filhos, mas também pode atrair potenciais ladrões. Para combater a ameaça da perda desconhecida, a empresa ampliou a sua gama de soluções para a prevenção da perda desconhecida num número de lojas do seu mercado doméstico espanhol, assim como no crescente mercado turco.
A Imaginarium está a trabalhar com a Checkpoint Systems e as suas soluções Alpha para produtos de alto risco de furto em Espanha e colabora com o sócio da Checkpoint, Detay A.Ş. para as implementar na Turquia.
A solução de Espanha, que inclui uma combinação de antenas RF-EAS, etiquetas anti-furto adesivas, etiquetas rígidas (hardtags) e acessórios anti-furto da Alpha para combater o roubo de artigos com alto índice de furto, constitui o foco integral para reduzir a gestão de perda desconhecida na Imaginarium. A empresa tem desenvolvido negócios com a Checkpoint desde 2010, mas decidiu ampliar a gama de soluções com a nova implementação em 40 lojas espanholas. Esta inclui as antenas RF-EAS EVOLVE P20 e Plus, assim como etiquetas RF e etiquetas rígidas.
A Imaginarium, que tem a sua sede na cidade espanhola de Zaragoza, opera em 391 lojas de 28 países diferentes. Na Turquia, onde tem lojas em Istambul e Ankara desde há mais de cinco anos, incrementou o seu investimento na prevenção da perda desconhecida para se proteger contra o furto num mercado em rápido crescimento.
Os esforços iniciais da Imaginarium, juntamente com os da Detay, sócia da Checkpoint, estão centrados na loja recentemente inaugurada no prestigioso bairro de Bağdat Caddesi, em Istambul. Nesta loja da Turquia, uma variedade de brinquedos estão protegidos com as etiquetas 2900EP e 4×4. As antenas EVOLVE P20 deveriam colocar-se na entrada da loja, mas com um desafio interessante: esta loja requer que as antenas se instalassem no exterior, estando expostas às condições meteorológicas. Para dar resposta a esta necessidade, o pessoal da Detay revestiu com um escudo de plexiglás as antenas P20 com o objectivo de que o mau tempo não as danifique e iniba o seu rendimento.