Como transformar redes sociais em estudos de mercado?
Oracle cria solução para obter informação sobre tendências em tempo útil e adaptar o ciclo de vida dos produtos às necessidades actuais
Rita Gonçalves
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Nos EUA, cerca de metade dos consumidores recorrem ao smartphone para pesquisar informação sobre um produto enquanto estão numa loja.
A Internet é também uma fonte obrigatória para 54% dos consumidores que não abdicam de se informar antes de se dirigir ao ponto de venda. Estes dados, revelados pela Oracle num estudo sobre comportamento do consumidor, provam que web e redes sociais transformaram o acto de compra.
A web 2.0 conferiu aos consumidores um poder inédito de decisão, informação e diálogo com as marcas. 26% dos consumidores fazem comentários negativos através do Facebook e Twitter, após uma má experiência de consumo.
No entanto, as marcas abertas ao diálogo nestes canais e que os monitorizam conseguem recolher feedback, melhorando o serviço e fidelizando clientes. A prová-lo estão os 19% de consumidores (num universo de 22% que obteve resposta às suas queixas) que publicaram comentários positivos às marcas, após terem vistas respondidas as suas questões.
Para acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor da era digital, a Oracle criou uma solução para obter informação sobre tendências em tempo útil, compreender os consumidores e adaptar o ciclo de vida dos produtos às necessidades dos mesmos, melhorando a eficiência das empresas.
Com estas ferramentas, as redes sociais transformam-se em plataformas de “estudos de mercado”, sendo que através da monitorização do comportamento e diálogo digital recolhem inputs reais sobre o que procuram os consumidores.