Wal-Mart autonomiza consumidor no ponto de venda
A Wal-Mart está a massificar o projecto “Scan & Go” que autonomiza os consumidores e agiliza o processo de compra no supermercado
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Rita Gonçalves
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A Wal-Mart vai ampliar o projecto “Scan & Go” a mais lojas nos EUA.
A aplicação permite aos utilizadores de smartphones fazer o scan e pagar a compras sem necessidade de intervenção de um operador.
A maior cadeia de retalho do Mundo vai triplicar o número de pontos de venda com o programa, são mais cerca de 200 lojas a correr este projecto piloto que autonomiza os consumidores e agiliza o processo de compra no supermercado.
“Queremos que seja o feedback dos nossos clientes a ditar a experiência”, disse Gibu Thomas, vice-presidente da área digital e “mobile” da Wal-Mart. “Vão assistir à implementação desta estratégia em mais mercados”, garantiu.
Por enquanto, o “Scan & Go” só funciona em aparelhos da Apple. Mas, uma versão para o sistema operativo Android deve sair brevemente, garantiu a retalhista.
Mais de metade dos clientes da Wal-Mart têm smartphone. O que a multinacional do sector do retalho pretende fazer é tornar o processo de compra mais conveniente tirando partido das novas tecnologias. Mais de metade dos clientes experimentaram o “Scan & Go” nas lojas onde o projecto foi instalado, garantiu Gibu Thomas.
O processo de compra torna-se mais simples: os shoppers fazem o scan dos produtos que pretendem adquirir utilizando a aplicação desenvolvida, por enquanto, em exclusivo, para iPhone, iPod e iPad enquanto, ao mesmo tempo, têm controlo sobre os preços e o custo total dos produtos. No final, dirigem-se aos pontos de self-checkout para pagar e concluir a compra. O pagamento é feito pelos meios tradicionais, não através da aplicação ou do telemóvel. Além de uma factura em papel, os clientes podem receber uma factura digital.
Enquanto está a expandir o programa, a Wal-Mart está ainda a reforçar as lojas com equipamentos de self-checkout, as caixas de saída que dispensam a presença de um operador.
Até agora, cerca de 1.500 lojas já estão dotadas de linhas de self-checkout e mais 1.000 ou 1.500 pontos de venda vão receber estes equipamentos este ano.
A massificação dos cupões de desconto digitais, por outro lado, está na calha para ser o próximo grande projecto da retalhista nesta área.