Retrato do turista estrangeiro no Norte do País
São, sobretudo, homens casados, trabalham por conta de outrem, viajam acompanhados, em turismo e permanecem na região sete noites

Rita Gonçalves
Loja Continente GaiaShopping transformada para uma experiência de compra “cada vez mais positiva e inclusiva”
Costa Boal Family Estates apresenta os primeiros vinhos 100% produzidos no Alentejo
Vieira lança novas embalagens sustentáveis e desafia consumidores com campanha Do It Yourself
CBRE lidera mercado de escritórios flexíveis em 2024
Vinha Maria renova imagem e apresenta novidades
Danone reforça compromisso com nutrição infantil com Actimel sem açúcares adicionados e sem adoçantes
Nuno Ferreira reforça equipa de retalho da Cushman & Wakefield
Tetra Pak e Schoeller Allibert desenvolvem embalagens logísticas feitas a partir de embalagens de cartão para bebidas recicladas
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG debate os desafios de uma logística urbana mais eficiente
São, sobretudo, homens casados, trabalham por conta de outrem, viajam acompanhados, em turismo, permanecem na região cerca de sete noites, gastando, durante esse período, 311 euros.
Este é o perfil-tipo do turista estrangeiro que visitou o Porto e Norte de Portugal, em 2012, e que teve como porta de entrada e saída o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. O estudo foi realizado pelo IPDT – Instituto de Turismo, com base em 1.924 entrevistas presenciais efectuadas, mensalmente, na sala de embarque do Aeroporto do Porto.
O estudo demonstra que a maioria dos inquiridos têm como destino a cidade Invicta e que optaram por voar em low-cost. Dos turistas inquiridos, a maioria viajou para o Porto e Norte de Portugal a bordo da Ryanair. O inquérito do IPDT demonstra ainda, a este nível, que a TAP foi a segunda companhia preferida dos viajantes: cerca de um em cada quatro turistas aterrou e descolou do aeroporto de Sá Carneiro com a companhia de bandeira portuguesa.
De acordo com o “Perfil do Turista Internacional do Porto e Norte de Portugal”, em 2012, os visitantes pernoitaram na região durante 6,91 noites – um número ligeiramente inferior ao registado no ano anterior. Porto e Braga foram as cidades preferidas para pernoitar, respectivamente, pelos turistas em visita ao Grande Porto e à região Norte.
O estudo desenvolvido pelo IPDT evidencia uma redução da quota de turistas em lazer, comparando os dados de 2012 com os do ano anterior, que é compensada pelo aumento das visitas nos segmentos de negócio e de estudo.