Retrato do turista estrangeiro no Norte do País
São, sobretudo, homens casados, trabalham por conta de outrem, viajam acompanhados, em turismo e permanecem na região sete noites

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
São, sobretudo, homens casados, trabalham por conta de outrem, viajam acompanhados, em turismo, permanecem na região cerca de sete noites, gastando, durante esse período, 311 euros.
Este é o perfil-tipo do turista estrangeiro que visitou o Porto e Norte de Portugal, em 2012, e que teve como porta de entrada e saída o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. O estudo foi realizado pelo IPDT – Instituto de Turismo, com base em 1.924 entrevistas presenciais efectuadas, mensalmente, na sala de embarque do Aeroporto do Porto.
O estudo demonstra que a maioria dos inquiridos têm como destino a cidade Invicta e que optaram por voar em low-cost. Dos turistas inquiridos, a maioria viajou para o Porto e Norte de Portugal a bordo da Ryanair. O inquérito do IPDT demonstra ainda, a este nível, que a TAP foi a segunda companhia preferida dos viajantes: cerca de um em cada quatro turistas aterrou e descolou do aeroporto de Sá Carneiro com a companhia de bandeira portuguesa.
De acordo com o “Perfil do Turista Internacional do Porto e Norte de Portugal”, em 2012, os visitantes pernoitaram na região durante 6,91 noites – um número ligeiramente inferior ao registado no ano anterior. Porto e Braga foram as cidades preferidas para pernoitar, respectivamente, pelos turistas em visita ao Grande Porto e à região Norte.
O estudo desenvolvido pelo IPDT evidencia uma redução da quota de turistas em lazer, comparando os dados de 2012 com os do ano anterior, que é compensada pelo aumento das visitas nos segmentos de negócio e de estudo.