Retrato do turista estrangeiro no Norte do País
São, sobretudo, homens casados, trabalham por conta de outrem, viajam acompanhados, em turismo e permanecem na região sete noites
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
São, sobretudo, homens casados, trabalham por conta de outrem, viajam acompanhados, em turismo, permanecem na região cerca de sete noites, gastando, durante esse período, 311 euros.
Este é o perfil-tipo do turista estrangeiro que visitou o Porto e Norte de Portugal, em 2012, e que teve como porta de entrada e saída o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. O estudo foi realizado pelo IPDT – Instituto de Turismo, com base em 1.924 entrevistas presenciais efectuadas, mensalmente, na sala de embarque do Aeroporto do Porto.
O estudo demonstra que a maioria dos inquiridos têm como destino a cidade Invicta e que optaram por voar em low-cost. Dos turistas inquiridos, a maioria viajou para o Porto e Norte de Portugal a bordo da Ryanair. O inquérito do IPDT demonstra ainda, a este nível, que a TAP foi a segunda companhia preferida dos viajantes: cerca de um em cada quatro turistas aterrou e descolou do aeroporto de Sá Carneiro com a companhia de bandeira portuguesa.
De acordo com o “Perfil do Turista Internacional do Porto e Norte de Portugal”, em 2012, os visitantes pernoitaram na região durante 6,91 noites – um número ligeiramente inferior ao registado no ano anterior. Porto e Braga foram as cidades preferidas para pernoitar, respectivamente, pelos turistas em visita ao Grande Porto e à região Norte.
O estudo desenvolvido pelo IPDT evidencia uma redução da quota de turistas em lazer, comparando os dados de 2012 com os do ano anterior, que é compensada pelo aumento das visitas nos segmentos de negócio e de estudo.