Vinho aposta tudo em mercados fora da UE
Mercados fora da comunidade já representam 43% do valor total das exportações de vinho
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Rita Gonçalves
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A carteira de projectos gerida pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) permitiu realizar investimentos de €41,6 milhões para promover os vinhos portugueses em mercados fora da U.E.
O balanço mais recente do IVV revela que, entre 2009 e 2012, os investimentos em diversos mercados, com destaque para Estados Unidos, Angola, Brasil, Canadá, China, Suíça e Rússia, atingiram o valor de 41,6 milhões, co-financiados em 50% por fundos comunitários.
Os investimentos foram realizados por empresas privadas e organizações do sector do vinho. A carteira de projectos é maioritariamente constituída por empresas (86% do total de 186 projectos aprovados) que também representam a maior fatia do investimento aprovado (68%).
O IVV realça ainda que um em cada três projectos apresentados pelas empresas refere-se a investimentos até 100 mil euros, configurando assim a crescente dinâmica exportadora das PME do sector do vinho.
Em 2008, as exportações portuguesas de vinho atingiram 597 milhões e, volvidos três anos, chegaram a 675 milhões, em 2011. Até Outubro de 2012, as exportações portuguesas de vinho aumentaram 7,3%, para 562 milhões.
Para Frederico Falcão, presidente do IVV, “estes apoios têm sido vitais para aumentar a exportação de vinho e internacionalizar as empresas do sector, focando a actividade exportadora para os mercados fora da comunidade que, de acordo com os dados até Outubro 2012, já representam 43% do valor das exportações totais de vinho, quando no mesmo período de 2011 era de 41,1%”.