Google Analytics para o Mundo real, por Pedro Fernandes (EDIGMA)
O Euclid Zero permite saber quantas pessoas passaram perto da loja, quantas entraram e quanto tempo demoraram no seu interior, identificando consumidores únicos através dos seus smartphones

Rita Gonçalves
Tetra Pak e Schoeller Allibert desenvolvem embalagens logísticas feitas a partir de embalagens de cartão para bebidas recicladas
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais
Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses
Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas
Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Por Pedro Fernandes, Marketing Manager da Edigma
Uma das vantagens competitivas do e-commerce face ao retalho tradicional é a quantidade de informação que é possível recolher sobre o comportamento de compra dos consumidores. Saber a origem do clique permite investir nas acções com mais retorno, saber qual o tipo de botões ou texto que convertem mais vendas, permite optimizar o conteúdo da plataforma e por aí em diante. Esta informação é valiosíssima e permite fazer ajustes que são fundamentais para o crescimento do negócio.
A Euclid é uma empresa de software do Silicon Valley que lançou recentemente no mercado uma ferramenta que permite aos retalhistas conhecer o comportamento dos seus clientes no interior da loja, utilizando para isso a rede Wi-Fi.
O Euclid Zero permite saber quantas pessoas passaram perto da loja, quantas entraram e quanto tempo demoraram no seu interior, identificando consumidores únicos através dos seus smartphones. É possível extrapolar métricas de duração de visita, frequência e lealdade, por exemplo. Com esta informação, o retalhista pode tirar ilações sobre padrões de comportamento – verificar que em determinado período o número de consumidores que não termina o processo de pagamento é alto – e agir em conformidade – aumentar o número de caixas de pagamento nesse período de tempo. Vendas, Marketing, Operações e Armazenamento e até área Financeira podem beneficiar desta informação para melhorar o seu desempenho.
Novo Mundo de informação
Este produto pode ser usado não apenas por retalhistas mas também por centros comerciais, cinemas, espaços de eventos, conferências, entre outros. É um novo Mundo de informação que se abre e que desbloqueia um potencial imenso.
Outra vantagem deste produto prende-se com o número de sensores que precisam ser instalados no espaço físico. Como o próprio nome indica, o número de sensores necessários é zero, uma vez que toda a informação é obtida através da rede Wi-Fi e dos smartphones dos clientes.
Actualmente, a Euclid está a processar mais de 3 mil milhões de eventos por dia nos espaços que usam o software e este valor deverá crescer exponencialmente. Curiosamente, entre os fundadores da Euclid encontra-se um dos fundadores do Google Analytics, a plataforma online que democratizou o acesso a este tipo de informação para e-commerce.
É interessante ver que inovação disruptiva também chega ao outro lado da barricada, e não é apenas uma arma dos retalhistas tecnológicos. As lojas “brick and mortar” têm aqui uma oportunidade de nivelar o campo de batalha. Prevê-se um futuro risonho para a Euclid e para os utilizadores deste produto.
Evidentemente, esta ferramenta apenas disponibiliza informação até aqui inacessível. A forma como essa informação é analisada e interpretada é que ditará a sua eficácia.