Portugal é o 25º país mais inovador do mundo
A opinião é da agência financeira Bloomberg, que divulgou o Índice Global de Inovação
Rita Gonçalves
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal é o 25º país mais inovador do mundo.
A opinião é da agência financeira Bloomberg, que divulgou, na passada sexta-feira, o seu Índice Global de Inovação (Global Innovation Index), que reúne um total de 50 países e é liderada pelos EUA.
A lista começou por contar com mais de 200 países e foi, depois, encurtada para 96 nações, chegando-se, por fim, aos 50 finalistas. Portugal aparece exactamente no meio da tabela que, além dos Estados Unidos, tem no pódio a Coreia do Sul, em segundo lugar, e a Alemanha, em terceiro, revela a Lusa.
Para a elaboração do índice anual, a Bloomberg analisou, recentemente, centenas de nações com vista a determinar o seu nível de inovação de acordo com sete elementos: a intensidade de investigação e desenvolvimento (I&D), a produtividade, a densidade de alta tecnologia, a concentração da investigação, a capacidade industrial, a eficiência do sector terciário e a actividade de patentes.
De acordo com estes indicadores, Portugal exibe um melhor desempenho ao nível da concentração de investigação (13º lugar do “ranking”), a intensidade de investigação e desenvolvimento (23º lugar) e da densidade de alta tecnologia (27º lugar). As piores avaliações são, por seu lado, ao nível da actividade de patentes (62ª posição) e da capacidade industrial (57ª posição).
Na lista da Bloomberg, o nosso país surge à frente de nações como, por exemplo, a Espanha (27º lugar), a China (29º lugar) ou a África do Sul (50º).