Noruega assegura qualidade do bacalhau em Portugal
A Embaixada da Noruega propõe aos produtores nacionais a criação de um selo de garantia

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Embaixada da Noruega em Lisboa assegurou que o bacalhau norueguês que os portugueses consomem será “sempre de qualidade e de acordo com a tradição” e propõe aos produtores nacionais a criação de um selo de garantia.
Considerando que nos últimos dias tem sido divulgada “desinformação” acerca da qualidade actual e futura do bacalhau da Noruega, uma nota daquela Embaixada enviada à agência Lusa refere que a Noruega se disponibiliza para participar na criação e financiamento de um programa conjunto de controlo de qualidade a realizar pelas autoridades portuguesas.
A Noruega – sublinha o documento – é o maior exportador de bacalhau do mundo, exportando diferentes produtos para diversos países. “Somos o fornecedor mais importante de bacalhau salgado para a produção e confecção do bacalhau tradicional em Portugal. Exportamos bacalhau para Portugal há vários séculos e tudo faremos para que nada perturbe esta relação”, refere a nota da Embaixada da Noruega na capital portuguesa.
Segundo o mesmo documento, é objectivo da Noruega encetar “todos os esforços para que se mantenha e se conserve o bacalhau tradicional”, tal como todos conhecem.
A Embaixada da Noruega em Lisboa assegurou ainda que “não tem qualquer fundamento” a “teoria da conspiração” segundo a qual os exportadores noruegueses estariam “a defraudar a confiança dos produtores portugueses e a violar regras de mercado, alterando a qualidade do bacalhau que lhes vendem”.