Gallo com maior espaço na prateleira
Na categoria de azeites, é a marca Gallo que apresenta um maior share of shelf
Rita Gonçalves
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Na categoria de azeites, é a marca Gallo que apresenta um maior share of shelf (espaço na prateleira) com 24,4%, seguida da marca Oliveira da Serra (23,5%), segundo a Marktest Retail, que analisou as categorias de azeite e óleo alimentar através das ferramentas Precise e e-Foliotrack.
Nesta categoria, a MDD ocupa apenas 10,5% do linear. No entanto, feita a distinção entre Portugal Continental e Regiões Autónomas, verifica-se que a marca Oliveira da Serra regista um maior share of shelf em Portugal Continental (23,7%), enquanto a Gallo ocupa um maior espaço de linear (35,6%) nas Ilhas.
O estudo conclui que, nas Regiões Autónomas, regista-se um aumento de share of space da marca própria e Serrata face a Portugal Continental, em detrimento de outras marcas de azeites que não foram lidas em detalhe.
Na análise por insignia, em Portugal Continental, verifica-se que a marca Gallo tem um maior share of shelf face a Oliveira da Serra em todas as insígnias, à excepção das lojas Auchan e Lidl, sendo que se regista o maior “gap” positivo para a marca Gallo nas lojas Pingo Doce (34,28% vs 13,05%).
Relativamente à categoria de Óleos Alimentares, mais de metade do linear é ocupado pela marca própria (29,8%) e pela Fula (29,7%). A terceira marca com maior share of shelf, é a Vaqueiro, apenas com 10%.
Analisando a categoria de Óleos Alimentares por Portugal Continental versus Regiões Autónomas, verifica-se que a MdD (Marcas da Distribuição) tem um maior peso no espaço de linear nas Ilhas, enquanto a marca Fula se destaca em Portugal Continental.
Em termos de inserções em folheto, e através da plataforma e-Foliotrack, foi feita uma análise das categorias de Azeites e Óleos Alimentares de Janeiro a Novembro de 2012 e de 2011.
Em ambas as categorias verifica-se uma diminuição do número de inserções face ao período homólogo de 2011.
No caso dos Azeites, regista-se uma diminuição de 23,8% do número de inserções, tendo passado de 905 para 731 inserções. Já na categoria de Óleos, o número total de inserções passou de 320 para 282.