E. Leclerc lança portal para provar que é mais barato
Conheça a nova estratégia da E. Leclerc para reforçar o posicionamento de supermercado mais barato

Rita Gonçalves
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Para reforçar o posicionamento de supermercado mais barato em Espanha, o grupo de distribuição E. Leclerc investiu um milhão de euros para lançar um website que compara os preços dos seus produtos com os preços de seis supermercados concorrentes.
Através do link ‘buscaelmasbarato.com’, os consumidores têm acesso aos detalhes de um estudo feito por duas empresas independentes. Os primeiros resultados, com base em dados recolhidos entre 11 e 20 de Setembro, comprovam que o E. Leclerc é 13,9% mais barato que os seus concorrentes.
Praticam preços mais elevados que o E. Leclerc as cadeias Alcampo (+5,8%), Carrefour (11,5%), Ahorramas (11,9%), Mercadona (12,3%), Hipercor (13,5%) e MaxiDia (13,9%), revelam os estudos.
Michel-Édouard Leclerc, filho do fundador da cadeia de supermercados, admitiu que a estratégia pode dar origem a processos judiciais, tal como aconteceu em França, onde o grupo foi alvo de uma dezena de queixas de empresas, como o Carrefour e o Lidl.
“O portal agora lançado é uma primeira versão do comparador de preços. Inicialmente analisa 450 produtos, sobretudo alimentares, de 83 estabelecimentos localizados em Madrid. Mas, a nossa intenção é estender o projecto a outras províncias onde temos supermercados”, explica Édouard Leclerc.
Os dados do portal vão ser actualizados, pelo menos, a cada dois meses e a retalhista não descarta a possibilidade de estender a comparação de preços às marcas brancas e produtos frescos. Esta primeira versão inclui apenas marcas idênticas, precisamente para “evitar polémicas”.
“Queremos provar que somos os mais baratos”, sublinha o filho do fundador do E. Leclerc, acrescentando que se compromete a rectificar algum preço caso se verifique que um concorrente vende mais barato.
É precisamente com este modelo que o E. Leclerc conseguiu em França alcançar um quota de mercado de 18% e aspira “roubar” a liderança ao Carrefour no ranking dos maiores da distribuição já em 2015, com taxas de crescimento anuais entre 7 e 8%.