Etiqueta europeia de pneus permite poupar combustível
Entrou oficialmente em vigor em toda a Europa a nova etiqueta de pneus. As frotas comerciais vão registar as maiores poupanças, segundo um estudo da Goodyear
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Entrou oficialmente em vigor em toda a Europa a nova etiqueta de pneus que surge com a aspiração de destacar as prestações em eficiência e segurança dos novos pneus.
A Goodyear dá as boas-vindas à nova legislação, mas destaca que a etiqueta europeia apenas reflecte alguns dos aspectos mais importantes que têm impacto no rendimento dos pneus.
A etiqueta europeia de pneus foi criada com o objectivo de ajudar os consumidores a comprar pneus mais amigos do ambiente e mais seguros a partir de três critérios indicados: resistência ao rolamento, travagem em piso molhado e nível de ruído exterior. A partir de hoje todos os pneus para veículos de passageiros e pesados devem incluir esta informação no ponto de venda.
Jean-Pierre Jeusette, director geral do Centro de Inovação da Goodyear no Luxemburgo, explica que a nova etiqueta tem um enorme potencial para melhorar a segurança, eficiência económica e meio ambiente na Europa. Os nossos estudos mostram que se todos os veículos europeus circulassem equipados com pneus de classificação A poderia poupar-se 27 biliões de euros em combustível por ano. Isto significaria uma redução das emissões de CO2 em 20 milhões de toneladas. A diferença entre optar por pneus de classificação G ou A em travagem em piso molhado pode implicar uma redução de 30% na distância de travagem numa estrada molhada, parando 18 metros antes. Esta distância equivale aproximadamente a 4 carros de passageiros”.
Contudo, “a etiqueta apenas serve de ponto de partida para os consumidores e gestores de frotas que devem olhar além desta informação e considerar outros critérios que afectam o rendimento geral de um pneu. Para colocar tudo em perspectiva, a Goodyear testa cerca de 50 factores diferentes durante o processo de desenvolvimento dos pneus incluindo manobra em piso seco e molhado, estabilidade lateral e estabilidade a alta velocidade e outros pontos cruciais relacionados com a segurança como a resistência à aquaplanagem em curvas e em rectas que também não são indicadas”.
Algumas das maiores poupanças vão ser para as frotas comerciais, explica Emmanuel Robinet, director de avaliação de pneus na Goodyear: “A resistência ao rolamento contribui para cerca de 30% do consumo de combustível num camião, por isso escolher os pneus adequados pode ajudar a reduzir de forma considerável o consumo. A redução de potencial impacto ambiental pode ser enorme e as poupanças financeiras calculadas podem chegar aos 7.000 euros durante a vida dos pneus – suficiente para que um gestor de frotas possa comprar um novo conjunto de pneus”.