Electrodomésticos e electrónica caem mais de 10%
Ainda que sejam ‘campeões’ no consumo de electrónica e electrodomésticos, os portugueses vão poupar mais e consumir menos em 2012
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Rita Gonçalves
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O Observador Cetelem 2011 já havia demonstrado que as intenções de compra de electrodomésticos e de electrónica de consumo estavam a descer entre os consumidores portugueses.
As análises de 2012 vêm confirmar essa tendência. O mercado dos electrodomésticos verificou uma descida de 10,1% e o da electrónica de consumo 11,8%.
Também o orçamento médio por família diminuiu em ambos os mercados. No caso especifico da compra de electrodomésticos, o budget das famílias portuguesas passou de 201 euros/ano para 174 euros/ano. Já o orçamento para compra de produtos de electrónica de consumo passou de 278 euros/ano para 238 euros/ano.
Apesar deste decréscimo, Portugal continua a liderar o ranking das famílias com rendimentos equivalentes que mais investem em electrónica de consumo. No ano transacto, ocupava também o primeiro lugar no pódio das compras de electrodomésticos. Este ano, França passou a liderar este indicador.
Relativamente às intenções de compra em 2012, o mercado de electrodomésticos desceu de 37% para 32% e o da electrónica de consumo de 25% para 22%.
Ainda que sejam ‘campeões’ no consumo de electrónica e electrodomésticos há alguns anos, os portuguesesvão poupar mais e consumir menos em 2012, o que revela maior prudência e cautela das famílias em geral.