TOP 3 das localizações logísticas emergentes
A Turquia deverá ser um dos principais mercados a emergir como nova localização logística nos próximos cinco anos.
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Rita Gonçalves
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A Turquia deverá ser um dos principais mercados a emergir como nova localização logística nos próximos cinco anos.
Mais de um quarto dos gestores da área da distribuição na Europa, inquiridos para um estudo da Jones Lang LaSalle, classificaram este país entre as três principais localizações logísticas emergentes na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África).
A Polónia e a Roménia são os outros dois mercados a integrar o TOP 3, enquanto a Europa de Leste e África se destacam na avaliação por regiões.
Os inquiridos indicam a localização geografia (83%), o crescimento económico (81%) e a estabilidade política (68%), como os atributos exigidos a uma localização logística emergente.
“A Turquia reúne todos os atributos requeridos para se tornar num mercado logístico emergente. A localização de ponte entre a Europa, o Médio Oriente, a Ásia e a África, é ideal para implementar um pólo logístico. Além disso, a economia está a crescer de forma sustentada, com base num enquadramento político estável; existem investimentos significativos em infra-estruturas; tem uma base alargada de população jovem, que oferece uma força laboral ampla e cada vez mais qualificada; o consumo interno está em crescimento e o investimento estrangeiro directo recuperou de forma significativa nos últimos anos”, comenta Alexandra Tornow, Head de EMEA Logistics & Industrial na Jones Lang LaSalle.
Logística sub-desenvolvida
“Apesar do dinâmico mercado de retalho e dos volumes de actividade comercial, o mercado turco de logística está actualmente sub-desenvolvido e é dominado por empresas locais e negócios familiares de pequena dimensão. Ainda que a disponibilidade de espaço logístico moderno tenha aumentado significativamente nos anos mais recentes, muito do stock desenvolvido está bastante longe de ser considerado stock logístico de qualidade e elegível para investimento institucional. A quantidade de stock dessa natureza é ainda relativamente baixo, limitando o investimento internacional no mercado”.
O forte crescimento do tráfego de contentores nos principais portos à volta de Istambul (Ambarli, Mersin, Izmir e Haydarpasa) é outro motor para o mercado logístico da Turquia. Em 2010, em conjunto, estes portos registaram um fluxo de 4,5 milhões de contentores de 20 pés, semelhante a Bremerhaven e Valência (classificados, respectivamente, em 4º e 5ª posição na comparação europeia).