Nova Iorque proíbe venda de refrigerantes XL
A medida é inédita nos EUA e afecta a venda de bebidas energéticas, refrigerantes gaseificados, ice tea, entre outras bebidas açucaradas de grande dimensão

Rita Gonçalves
Oliveira da Serra lança garrafa sem rótulo
Vinho do Porto está em destaque no Port Wine Experience
Salutem e A Tarte lançam Tarte de Granola com base de tortitas
Verlingue reforça presença no retalho com parceria estratégica com a Unimark e a rede Aqui é Fresco
Essência de Ventozelo Branco 2019 chega ao mercado
Ifthenpay registou crescimento de 27% e um volume de negócios de 7,1 M€ em 2024
Água de Luso é a marca líder em “Água lisa” no RepScore e vence “Marca de Confiança 2025” nas Águas de Mesa
Quatro vinhos da Adega Cooperativa Regional de Monção entre os melhores do mundo
Campanha Um Sonho de Natal da Auchan e Make-A-Wish atinge marca histórica
Esporão reconhecido como uma das 50 marcas de vinho mais admiradas do mundo
O Conselho de Saúde de Nova Iorque, nos EUA, aprovou a proposta do perfeito da cidade, Michael Bloomberg, que proíbe o comércio de refrigerantes e bebidas açucaradas de grande dimensão em restaurantes e cinemas, entre outros estabelecimentos, para combater o problema da obesidade.
A medida que proíbe a venda de refrigerantes em embalagens superiores a 464 mililitros passou com oito votos a favor e uma abstenção e entra em vigor em Março do próximo ano.
“Há provas que deixam muito claro que as bebidas ricas em açúcar estão a contribuir para aumentar a epidemia da obesidade”, defenderam os votantes a favor desta medida, que contou com o apoio da sociedade civil. O conselho de saúde recebeu 32 mil cartas de apoio à proposta e 6 mil contra.
Esta medida inédita nos EUA afecta a venda de refrigerantes em salas de cinema, estádios desportivos, restaurantes, cadeias de fast food, mas exclui os super e hipermercados.
Michael Bloomberg explicou que o projecto afecta as bebidas energéticas, refrigerantes gaseificados e ice tea, mas deixa de fora as bebidas com menos de 25 calorias, como as águas vitaminadas e o chá sem açúcar.