Exclusivo: Seaside estima crescer 20% em 2012
A Seaside abriu uma loja em Lamego e prepara a inauguração de mais duas lojas. Acácio Teixeira, CEO da Seaside, desvenda ao Hipersuper a estratégia de expansão da marca
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Rita Gonçalves
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A Seaside investiu cerca de 350 mil euros para abrir uma loja em Lamego e vai desembolsar mais 700 mil euros ainda este mês para inaugurar mais duas unidades, no Almada Fórum e em Guimarães.
A sapataria conta já com um parque de 73 lojas, incluindo uma online, e emprega cerca de 500 pessoas. Nas novas lojas vai criar 24 postos de trabalho.
“As localizações têm sempre pontos em comum. Preferimos locais Premium, onde o preço por m2 seja também acessível à marca. Privilegiam-se ainda locais com grande afluência, nomeadamente as zonas nobres das cidades”, explica em entrevista ao Hipersuper Acácio Teixeira, CEO da Seaside, acrescentando que “os “retails” com grande tráfego onde existe a possibilidade de colocar “megastores” são essenciais, na medida em que permitem colocar à disposição do cliente uma grande variedade de artigos. Cada vez mais se verifica o reconhecimento da marca pelos retails e shoppings, entendendo que se trata de uma mais-valia”.
A Seaside alcançou um volume de negócios de 60 milhões de euros em 2011 e estima crescer entre 10 a 20% este ano. Apesar do desempenho esperado, Acácio Teixeira reconhece que a crise afecta a Seaside. “As famílias são mais comedidas no que toca à aquisição de bens menos essenciais. No entanto, tentamos ver as oportunidades de negócio que essa mesma crise pode proporcionar e temos crescido desde então. Os artigos que comercializamos têm qualidade, design e, acima de tudo, têm preços bastante competitivos”.
Plano de expansão
A empresa quer abrir mais unidades em Portugal. Embora ainda não tenha localização definida, vai dar preferência a locais onde detectar potencial e onde não existam lojas da marca. Lojas de grande dimensão e com uma elevada variedade de artigos, são também propostas aliciantes para a Seaside.
O público-alvo das lojas são “jovens, a maioria continuam a ser mulheres. No entanto, numa loja Seaside pode encontrar-se calçado e acessórios para toda a família. E, por isso, o segmento de homem e criança também tem registado um aumento nos últimos tempos”, sublinha o CEO.
Na estação de Inverno cerca de 80% dos sapatos são fabricados em Portugal. “São artigos com qualidade reconhecida aqui e além-fronteiras. Além disso, tentamos contribuir de forma significativa para o crescimento e desenvolvimento da indústria nacional criando postos de trabalho e incentivando à compra do que é português”, conclui o CEO da Seaside.