Sabe o que é o Marketing do Valha-me Deus?
Descubra o que é o Marketing do ‘Valha-me Deus’, pela voz de Joaquim Caetano, autor do livro com o mesmo nome
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Rita Gonçalves
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Joaquim Caetano, profissional de marketing e professor universitário, descobriu no contacto profissional diário junto das pequenas e médias empresas portuguesas o marketing do ‘Valha-me Deus’ e resolveu contar a história em livro, editado pela Escolar Editora este ano.
O que é, afinal, o marketing do ‘Valha-me Deus’? “Quando perguntamos à maioria dos gestores das PME portuguesas se têm planos de marketing associado às campanhas de publicidade que fazem regulamente, como pequenos anúncios, a reposta deles é marketing, ou valha-me Deus!”, explica o autor em entrevista ao Hipersuper.
“Alguns gestores não têm sensibilidade para perceber que o marketing não é um custo mas uma aposta estratégica. É preciso ter conhecimentos de marketing para fazer um bom plano de comunicação. Aliás, estes gestores só podem saber o que querem para as suas empresas, quando sabem o que é o marketing. Porque o marketing é uma filosofia de gestão empresarial”.
Regra geral, para estes gestores o marketing está associado às grandes empresas e representa grandes custos. O livro ambiciona também desmistificar essa ideia porque é possível elaborar uma estratégia de marketing sem investimento financeiro, sublinha Joaquim Caetano.
“Andamos a falar muito em inovação e empreendedorismo, mas para mim as duas palavras estão gastas porque isto fazemos todos os dias. Fazer um plano de marketing é fundamental no sucesso de uma empresa. E não é mais do que pensar o que a empresa é hoje, o que quer ser a prazo e estabelecer meios para atingir esse fim”.
Há três fases principais na elaboração de um plano de marketing. “Elaborar um plano de negócios (o que é o negócio, definir o posicionamento e os objectivos), definir o plano de marketing (localização do negócio, definir target, entre outros) e, por último, o plano de comunicação. Quando fecho os três capítulos tenho uma estratégia de marketing. E qualquer empresa pode fazer isto”.
Para elaborar o estudo de mercado, é apenas necessário perder um bocadinho de tempo, defende o autor. “Comece por consultar dados públicos, o INE é uma boa fonte, analise a área geográfica do negócio. Onde começa e onde termina. A zona é residencial, tem escritórios, escolas? Onde é que passa o maior número de pessoas? Como são as pessoas, qual a idade, como se vestem? Este tipo de estudo, observar a comunidade, não exige custos”, aconselha Joaquim Caetano.
Páginas: 174
Editor: Escolar Editora