Vidro escuro chega a toda a gama de azeites Esporão
A Herdade do Esporão alterou as embalagem de Azeite DOP Moura e Virgem Extra para garrafas de vidro escuro, com o objectivo de conservar melhor as propriedades do azeite

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Herdade do Esporão alterou as embalagem de Azeite DOP Moura e Virgem Extra para garrafas de vidro escuro, com o objectivo de conservar melhor as propriedades do azeite, evitando a oxidação.
Esta opção privilegia a qualidade, uma vez que o vidro escuro protege as características do azeite, evitando a sua deterioração por exposição à luz.
O estudo deste processo de deterioração foi desenvolvido por um grupo de cientistas italianos, que constataram diferenças na frescura e qualidades sensoriais (visuais, olfactivas e gustativas) dos azeites conservados em vidro transparente ou escuro. Concluíram que as embalagens escuras, ao impedirem a passagem da luz, retardam a oxidação do azeite, preservando a cor e aromas frescos, ao contrário das garrafas de vidro transparente.
Com as novas embalagens, favorecem-se os aromas e sabores frutados frescos, ligeiramente picantes, dos Azeites DOP Moura e Virgem Extra, obtidos através da extracção a frio (máx 27ºC) a que são processados.