Rede social Pinterest tem 60 mil utilizadores em Portugal
O objectivo da rede social Pinterest não é coleccionar amigos ou fãs mas sim coleccionar boas ideias. Uma boa solução para testar novos produtos e marcas ou expor trabalhos criativos, aconselha a OMG Consulting

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A rede social Pinterest, onde o objectivo não é coleccionar amigos ou fãs mas sim coleccionar boas ideias, está a crescer em Portugal.
Os dados de Maio deste ano (Comscore) apontam para 60.000 utilizadores, a 18ª rede social mais relevante, um crescimento de 650% face aos números de Janeiro de 2012 (8.000 users).
Os “pinners” portugueses são jovens (cerca de 55% estão entre os 15 e os 34 anos) e revelam um perfil equilibrado entre sexos (44% masculino / 56% feminino).
Pinterest nos EUA
O Pinterest tornou-se no início deste ano um verdadeiro “hot topic” no panorama social da web, exibindo o maior crescimento de sempre: atingiu 10 milhões de utilizadores mensais únicos nos Estados Unidos, mais cedo que qualquer outra rede social (Dados Comscore citados em TechnCrunch,Fev2012).
Os últimos dados de Comscore (Worldwide) registam cerca de 30 milhões de visitantes únicos em Abril 2012 (mais 12% do que no mês anterior).
Analisando o perfil demográfico do Pinterest em termos mundiais, este ainda é influenciado pela base inicial de utilizadores, as utilizadoras norte-americanas. Mulheres activas com poder de compra médio/elevado, com interesses em decoração, moda, design, viagens ou gastronomia, são os “early adopters” que moldam ainda hoje grande parte do conteúdo e, consequentemente, das marcas presentes nesta rede.
No entanto, a base de audiência está a aumentar e a tornar-se mais diversificada com o share do sexo masculino a crescer. Actualmente, o split situa-se entre os 38% versus 62% (Worldwide, Comscore/Abril12).
Tendo em conta uma base de consumidores inicial com predomínio do sexo feminino, as marcas que dominam o Pinterest, sobretudo nos Estados Unidos, são marcas de decoração, moda, design e gastronomia.
Testar produtos
O Pinterest é uma plataforma para expressar a personalidade e produtos da marca. Pode funcionar como portefólio para designers, artistas, estilistas, fotógrafos e marcas criativas.
As empresas que não dispõem de produtos “físicos”, mas que vendem serviços ou ideias, encontram no Pinterest uma ferramenta para comunicar a personalidade da marca, os valores, os atributos, e promover o lifestyle que a experiência de marca traduz para os consumidores, aconselha a OMG Consulting.
Na altura do lançamento de um novo produto, as marcas querem identificar as reacções iniciais do target. Tirando partido do forte impacto visual e de imagem do Pinterest e da possibilidade de comentários, a plataforma também permite reunir as primeiras opiniões, testando campanhas e produtos.